Embatucadores, Dueto Dois Tons e Brolo Gonzalez são os eleitos do Imagine, em Marília


Marília - final

Da esquerda para direita: Brolo Gonzalez, Max B.O, Dueto Dois Tons e Embatucadores. Foto: Divulgação

O Imagine Brazil, festival realizado pela Organização Social de Cultura Amigos do Guri – gestora do Projeto Guri no interior e litoral do Estado – apresentou, no último sábado(18/11), mais uma semifinal do evento, em Marília. Ao todo, foram dez apresentações, entre grupos e solistas, com estilos musicais variados. De acordo com a avaliação dos jurados, os finalistas são o grupo Embatucadores, o Dueto Dois Tons e o solista Brolo Gonzalez. Eles foram selecionados para a grande final, que acontecerá dia 2 de dezembro, em São Paulo, capital.

O festival começou com a criatividade e inovação do grupo de percussão, Embatucadores, criado em 2003, por Rafael Rip, com o objetivo de ensinar música para jovens da periferia da zona norte de São Paulo. Formado por Alexandre Alves Nogueira (15), Matheus Souza (17), Kaique Silva (18), Danilo Dantas (18), Edivaldo Guedes (19) e Paulo Iago (18), os jovens iniciaram as apresentações da semifinal em Marília dando um show de percussão. Os instrumentos que os participantes tocam são criados com objetos reutilizados. Na apresentação foram utilizados canos de PVC (embatucanos), tubos de metal (metalotubos), colheres, galão d´água, garrafa pet, tambores de plástico, além do sapateado e da percussão corporal para a apresentação das músicas Tambores Sincronizados, Oasis, Blues das Colheres e Garrafadas. “A maior parte do que reutilizamos não precisamos fazer absolutamente nada, fiz o metalotubos e o embatucanos com objetos achados no lixo. Os suportes para os instrumentos são madeiras de mesas escolares que não eram mais utilizadas e seriam descartadas. Também fazemos oficinas de instrumentos de criação com as crianças, são eles: ganzá, pandeiro, tambor e as colheres”, disse Rip.

O Dueto Dois Tons formado pelos alunos Lucas Pereira Rocha (19) e Ana Carolina Barbosa (18) do Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica do Projeto Guri abrilhantou a noite com o som da clarineta e da flauta. Com um repertório erudito, os jovens apresentaram Choro nº 2 de Heitor Villa-Lobos e um arranjo para clarineta e flauta de Rosa de Pixinguinha e Otávio de Sousa. “Fiquei muito surpreso por ter sido classificado, porque sempre fiz apresentações com muita gente, nunca tinha me apresentado em dupla. Estava lá só para fazer música! Vencer e fazer parte dessa experiência com outros artistas foi muito legal, porque nem parecia que estávamos todos competindo uns com os outros. O Imagine significou experiência, gratidão e responsabilidade de ser classificado para final”, disse Lucas.

Mestre de cerimônia do festival, MC, rapper, apresentador e considerado um mestre do freestyle nacional, Marcelo Silva, mais conhecido como Max B.O., animou a plateia com seu Samba de Quebre.

Com finalistas de estilos musicais totalmente diferentes, o Imagine Brazil Marília pôde contar com a voz potente de Brolo Gonzalez, acompanhado do seu violão. Com repertório todo autoral, o jovem apresentou as canções Bella Biju e Serena. Com apenas 20 anos e recente morador de Jundiaí, Brolo se dedica atualmente a sua profissionalização musical com a divulgação do disco “Esboço Dela”, álbum com quatro faixas que lançou com recursos arrecadados por financiamento coletivo.  Além do seu álbum, Brolo já começa a pensar na sua apresentação final, em São Paulo.

Prêmios e grandes experiências de carreira

Os 12 escolhidos para a grande final contarão com vivências inéditas, workshops e masterclasses com profissionais da cena musical brasileira de diversas especialidades. Serão atividades voltadas ao desenvolvimento artístico, entre elas o gerenciamento de carreira, a performance de palco, práticas coletivas de música e produção.

O vencedor ou vencedora do Imagine Brazil 2017 receberá um prêmio de R$ 2.000 para investir na carreira artística. Também irá participar, com todas as despesas pagas, da grande final internacional do festival em 2018, na Europa, concorrendo com representantes de vários países.

Patrocinadores: Expresso Jundiaí, Glovis, Grupo Maringá, Plastek do Brasil, Marilan, Supermercados Rondon e Elantas.

Apoio de mídia: SBT Interior

Postagens relacionadas