Mistura que deu samba!


tournai_ibirapuera2 Com uma performance DIVINA, a mistura entre Bélgica e Brasil deu samba! Aliás, deu mais do que samba, deu vários ritmos, sensações e emoções diferentes, causadas pelos mais de 30 instrumentos de percussão que havia em cima do palco do Auditório Ibirapuera na última sexta-feira, 08 de agosto.

Acompanhados do Grupo de Percussão do Projeto Guri (Grupo de Referência de Ourinhos), os músicos belgas do Groupe Percussions de Tournai mostraram que estavam se sentindo em casa, após uma semana de muita troca e convivência com os alunos brasileiros. Regidos pelo brilhante talento do maestro Gérard Caucheteux, aplaudido de pé pelo público presente, o grupo belga trouxe um repertório dinâmico e eclético, utilizando-se de instrumentos de percussão sinfônica (em sua maioria), como: tambores, bateria, marimba, xilofone, bells e os mais variados acessórios.

percussions_ibirapueraJá o Grupo de Ourinhos, munidos de instrumentos como pandeiro, caixa, congas, surdos, tamborins, chocalhos e berimbau, introduziram peças brasileiras ao show, mostrando o que nossa cultura popular tem de melhor. Juntos, os dois grupos puderam mesclar ambos os ritmos e apresentar um resultado fantástico.

Como parte do Projeto Guri Convida – ação que proporciona troca de aprendizado entre os alunos em estágio avançado e artistas convidados -, o Percussions de Tournai realizou uma série de ensaios prévios com os alunos do Projeto Guri, promovendo um rico encontro artístico-pedagógico. Fruto de uma parceria com a Jeunesses Musicales Wallonie-Picarde, braço belga da Jeunesses Musicales International – associação internacional de programas de ensino musical da qual o Projeto Guri é membro -, a apresentação configura-se como um intercâmbio musical: o grupo belga vem ao Brasil em 2014 e, em 2015, é a vez de o Projeto Guri tocar na Bélgica.

Simplesmente demais… plin, plin, plin!

 

Postagens relacionadas