Mariachis e Projeto Guri surpreendem Votorantim


No último domingo (13), as baixas temperaturas não tiveram vez no Teatro Municipal Francisco Beranger, na cidade de Votorantim. Com uma apresentação “muy caliente”, o grupo Mariachi Juvenil Tecalitlán, ao lado de mais de 60 integrantes do Projeto Guri, entre alunos e educadores, levantaram os ânimos da plateia e fizeram corações baterem mais forte com o romantismo mexicano no ar.

Mais de 200 pessoas puderam apreciar um incrível show performático, que fez com que todos, por um momento, se sentissem no país vizinho, até os próprios mexicanos. “Os alunos do Guri se mostraram muito interessados pela música mexicana, o que levamos como um grande ganho, pois no Brasil há muitos talentos e muita gente preparada para interpretar nossa música. Sentimo-nos aqui como se estivéssemos no México”, disse Gabriel Ramirez Vásquez, primeira voz e terceiro violino do grupo mexicano.

Acompanhando o ritmo do Mariachi Juvenil Tecalitlán, considerado um dos melhores grupos intérpretes da música mexicana no mundo, os alunos e educadores de violino, trompete, violão, contrabaixo e canto coral do Guri interpretaram músicas marcantes da cultura mexicana, como “Besame Mucho”, da pianista e compositora Consuelo Velásquez.

“Para mim foi uma grande experiência conhecer outra cultura como esta, em especial o Mariachi, que só tinha ouvido falar pela televisão. O que me atraiu foram os instrumentos, que são muito diferentes. Acho que o Guitarrón foi o que mais me chamou a atenção, pelo tamanho e som”, disse Rodolfo Duarte, aluno de flauta transversal e canto coral do Polo Regional Sorocaba.

Antes do concerto final, integrantes do Guri e do grupo mariachi realizaram dois dias de ensaios e masterclass no polo de ensino do Guri em Sorocaba, patrocinado pela Pinheiro Neto. “Foi uma experiência bem diferente e muito legal. Já tinha bastante contato com a música mexicana, mas não com o gênero mariachi. Gostei bastante por ser mais alegre do que o comum”, afirmou Fernando Miguel de Souza, aluno de contrabaixo acústico do Polo Regional Jundiaí.

A união do Guri com os Mariachis foi fruto de uma parceria entre a Amigos do Guri, gestora do Projeto Guri no interior e litoral do estado, com o programa O Mariachi, Nossa Música no Brasil, promovido pelo Conselho Nacional para a Cultura e as Artes do México (Conaculta) e o consulado do México com o intuito de propagar a cultura Mariachi internacionalmente. Como recordação deste incrível encontro, eles deixaram de presente para o Guri uma Vihuela e um Guitarrón, instrumentos típicos do gênero mariachi.

Ainda duvidando do sucesso? Confira abaixo um pedacinho da apresentação:

 

Galeria de fotos:

Postagens relacionadas