foto_interna

Lançamento do DVD “Calungá – O mar que separa é o mar que une”


4

“Calungá”, palavra de origem africana que quer dizer travessia por mar, é o nome do espetáculo apresentado pelo Projeto Guri em dezembro de 2012, no Teatro Sergio Cardoso, com o percussionista Naná Vasconcelos.A apresentação marcou o lançamento do DVD “Calungá – O mar que separa é o mar que une”.

Gravado no Auditório Ibirapuera, no dia 13 de julho, o DVD traz a íntegra do espetáculo, além de extras com entrevistas e making off. O espetáculo aborda o universo afro-brasileiro e evoca a travessia dos escravos negros até o Brasil. O mesmo mar que os separou de seu continente, uniu povos e agregou influências, deixando como herança a contribuição para a formação da identidade cultural brasileira.

Com direção geral do percussionista Chico Santana, gerente artístico do Projeto Guri, o espetáculo apresenta arranjos inéditos elaborados a partir do álbum de 1982, “Canto dos Escravos”, que traz Clementina de Jesus, Tia Doca e Geraldo Filme interpretando cantigas ancestrais dos negros trabalhadores de mineração em São João da Chapada, Diamantina (MG). O repertório conta também com composições do próprio Naná Vasconcelos, além de outras canções.
Participaram do projeto 39 guris das cidades de Cerquilho, Guareí, Ibiuna, Itú, Piedade, Pilar do Sul, Salto, São Roque e Sorocaba – todos integrantes do Grupo de Referência de Sorocaba, que reúne estudantes de desempenho artístico mais avançado.

Postagens relacionadas