Intercambistas de Moçambique chegam ao Guri


intercambistas moçambicanos na sede do Projeto GuriEm 15 de janeiro, chegaram ao Brasil as duas últimas peças que faltavam para o time do MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) ficar completo: os jovens músicos do Moçambique, Carla e Vando – ambos com 24 anos. A dupla se junta a Ellen-Martine e Nikolai Gmachi-Pammer, intercambistas da Noruega, para atuar em atividades do Guri na cidade de São Carlos.

Para eles, o programa de intercâmbio MOVE terá duração de seis meses e, durante esta temporada, estão programadas diversas ações, como aulas, apresentações musicais, palestras, capacitações, entre outras, com o intuito de desenvolver novas habilidades e interpretações culturais, ampliando e enriquecendo não apenas os jovens intercambistas, mas também a comunidade onde eles foram inseridos.

“Sim, falar a mesma língua ajuda, mas desafios sempre vamos ter, faz parte do processo de aprendizado. Eu sou muito tímido e não gosto muito de falar, mas já começo aprendendo a me expressar e interagir com outras pessoas, e isso é ótimo. Não quero voltar como cheguei, quero voltar com algo em mim, que eu possa compartilhar”, declarou Vando, músico percussionista, apaixonado por sua bateria.

As expectativas da cantora Carla, ou Lalah Mahigo – como é conhecida em terras africanas, resumem-se à sua curiosidade em descobrir tudo o que há por aqui. “Acredito que a abertura do povo brasileiro, apesar de causar certo espanto, pois somos mais reservados na cidade de onde venho, será um fator positivo nesta busca”, afirmou a jovem, que adora Tom Jobim.

E dando início a esta experiência incrível que os aguarda, no próximo dia 25, os novos membros do Guri, pelo menos por alguns meses, já participam de um festival criado por Ellen-Martine. Intitulada Festival Crie Sua Própria Música, a ação tem como objetivo despertar a criatividade dos alunos do Polo Regional de São Carlos, apoiando-os na criação de suas próprias composições. O resultado deste trabalho poderá ser conferido em duas apresentações abertas ao público, que acontecerão nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Paço das Artes, em São Carlos, às 19h.

 

Agenda MOVE – Festival Crie Sua Própria Música

Apresentação das composições:

Data: 11 e 12 de fevereiro de 2016

Horário: 19h

Local: Paço das Artes – Rua Episcopal, 1575 – São Carlos

Entrada gratuita

 

 

Postagens relacionadas