Guris participam do ‘III Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil’


Coro Polo Guareí - home

Alunas e alunos do Polo Guareí

Alunos e alunas do Projeto GURI no Interior e Litoral – programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – participam do III Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil: Um Novo Olhar.

Representantes dos Polos Guareí e Tietê, 55 integrantes do GURI cantam na Mostra de Coro, no dia 13/10 (quinta-feira), às 19h, no Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415), localizado na cidade de Tatuí/SP.

Giuliana Frozoni, maestrina e gestora pedagógica do GURI Capital e Interior, participa da mesa-redonda Coros infantojuvenis em projetos sociais, ao lado de Luiz Pedro Simoni e Sarah Higino. O encontro será realizado de forma on-line e síncrona, no dia 15/10 (sábado), das 9h às 10h30.

O Congresso será realizado de forma presencial e virtual nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro de 2022, nas dependências do Conservatório de Tatuí, em Tatuí/SP, com transmissão simultânea pelo canal do YouTube. Todas as atividades são gratuitas. Mais  informações  no link: https://eventos.ufrj.br/evento/iii-congresso-internacional-de-musica-coral-infantojuvenil/

Sobre o Congresso:

O congresso tem como principais objetivos: incentivar as reflexões sobre os caminhos plurais da atividade coral, voltada para o público infantojuvenil; dar a oportunidade de divulgação de trabalhos e pesquisas que vem sendo desenvolvidas; ampliar o intercâmbio entre as diferentes instituições que desenvolvem trabalhos voltados para esse público, em âmbito nacional e internacional.

Nesta terceira edição estão previstos conferências, mesas redondas, oficinas, workshops e mostras corais que contarão com a presença de destacados profissionais da música coral nacional e internacional, além de troca de experiências e saberes a partir das apresentações de trabalhos científicos, resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento e de relatos de experiências de professores, regentes, preparadores vocais, compositores e arranjadores para coros infantojuvenis, além de coros infantojuvenis brasileiros.

O Projeto Um Novo Olhar é realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e a Fundação Nacional das Artes – FUNARTE, o Lar Donato Flores, de Tatuí, São Paulo, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Associação de Música Coral do Espírito Santo (CORALES), em parceria com a Nova Associação Brasileira de Regentes Corais (ABRACO), a Prefeitura Municipal de Tatuí por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer e o Conservatório de Tatuí.

______________________________________________________________________

Patrocinadores e apoiadores do Projeto GURI – Santa Marcelina Cultura:  Instituto CCR; WestRock; CTG Brasil; Tauste Supermercados; Novelis; EMS; Valgroup; Cipatex; Grupo Maringá; Arteris; Capuani do Brasil; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Pirelli.

Projeto GURI: O Projeto Guri é gerido pela Santa Marcelina Cultura. Atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em todo o Estado de São Paulo, buscando proporcionar oportunidades de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo, por meio dos seus 384 Polos de Ensino. Desde a criação do Projeto GURI em 1995, já foram atendidas perto de 1 milhão de crianças e adolescentes.

Santa Marcelina Cultura: eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do GURI na Capital e região Metropolitana de São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), do Theatro São Pedro e do Projeto GURI no Interior, Litoral e Fundação Casa. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do GURI Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas