Guris de Santa Bárbara d’Oeste, Jundiaí e Nova Odessa vencem o 4º Concurso CCR AutoBan


mperon_20140925_0409---grupo-vencedor-santa-barbara-do-oesteNo último 25 de setembro, o Concurso CCR AutoBan anunciou os vencedores de sua edição deste ano em evento aberto ao público, no Teatro Polytheama, em Jundiaí. 3 grupos de alunos do Projeto Guri foram contemplados com suas composições musicais inéditas, sob o tema “Segurança nas Rodovias – o Trânsito é Feito de Pessoas, Respeite!”: em 1º lugar, guris do polo de Santa Bárbara d’Oeste, com a música “Segurança é Obrigação”; já em 2º, o grupo de cordas friccionadas de Jundiaí e sua canção “Cuidado ao Entrar na Pista”; seguido dos alunos de Nova Odessa e a música “Dirigir e Respeitar”.

Esta parceria entre Projeto Guri e CCR AutoBan visa estimular a reflexão ética, a criatividade e a composição musical dos alunos do programa mantido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e desafia os participantes a desenvolverem uma produção inédita, incluindo letra e arranjo, a partir do tema proposto, para ser avaliada por uma banca em critérios como criatividade, viabilidade técnica e originalidade. Nesta 4ª edição, 266 guris inscreveram 11 músicas.

Vencedor em 2013, quando o tema foi “Viagem Segura, a Melhor Direção”, o polo de Nova Odessa executou a premiada “Viagem dos Guris”, no concerto deste ano, que teve abertura da Banda Bate Lata, de Campinas. Também se apresentaram os polos de ensino de Cordeirópolis, Vinhedo, Sumaré, Campinas, Santa Bárbara D’Oeste e Jundiaí, com formações de coro, orquestra de cordas, camerata de violões e instrumentos de sopro. “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, “Samba da Benção”, de Vinicius de Moraes, “The Crossings”, de Robert Sheld, e “Let It Go”, do filme Frozen, foram apresentadas entre outras canções.

A noite foi encerrada com chave de ouro pela Orquestra de Jundiaí, um dos Grupos de Referência do Projeto Guri, com repertório contemporâneo inspirado em músicas da Broadway.

Os próximos passos são a visita dos guris de Santa Bárbara d’Oeste a um espaço cultural em São Paulo e a gravação de “Segurança é Obrigação” em estúdio profissional, música que deixa para todos uma importante mensagem em seu refrão: “use cinto de segurança, não desvie sua atenção, álcool é um erro, meu irmão! Não atenda o celular, você pode matar”.

 

 

Postagens relacionadas