Mais de 300 polos de ensino do Projeto Guri foram às ruas no Dia da Música


Polo Regional Jundiaí

Polo Regional Jundiaí

Alunos, alunas e equipes do Projeto Guri ocuparam ruas, praças, coretos, teatros e até supermercados no último sábado. As ações fizeram parte do Dia da Música – data celebrada mundialmente em 24 de junho. O objetivo foi incentivar o protagonismo infantil e juvenil, a livre expressão e o envolvimento da comunidade.

As atividades deram início às atividades do Guri Participativo, um programa criado para estimular a autonomia e a participação ativa de alunos e alunas do Projeto Guri. A maioria das atrações ocorreu fora do espaço dos polos de ensino e os formatos para as atividades foram os mais variados.

Tivemos saraus, piqueniques musicais, gincanas, show de talentos, jogos, festas etc. Em Santos, por exemplo, os Guris tocaram dentro do bondinho, entre os passageiros, durante o trajeto turístico pelo centro histórico da cidade. No calçadão de Itápolis, meninos e meninas cantaram modas de viola ao lado de violeiros da terceira idade. Em Lins, a festa foi no centro da cidade, em meio a um dia movimentado no comércio. Já em Itanhém, a roda de música ocorreu na praia.

A proposta de fomentar a participação dos jovens, entretanto, não se encerra com o Dia da Música. Ambicioso, esse novo eixo pedagógico marca uma nova etapa do Projeto Guri. Com 22 anos de história – foi criado em 1995 – e mais de 650 mil alunos atendidos nesse período, o Guri avalia ter atingido sua maturidade. Esse seria, portanto, o momento ideal para, mantendo o que já foi conquistado, dar um passo adiante em sua missão, que é promover o desenvolvimento humano das gerações em formação por meio da música.

Com o Guri Participativo, os espaços de atuação dos estudantes devem ser ampliados também dentro das salas de aula. No projeto piloto, que será posto em prática no segundo semestre, alunos e alunas terão um tempo reservado de 15 minutos por mês para liderar atividades musicais em sala de aula. As atividades serão de livre escolha. Aos educadores, caberá estimulá-los a criar os projetos que serão apresentados, oferecendo apoio para estruturá-los, bem como organizar uma agenda para a apresentação de suas

Guri participativo - homeConfira alguns momentos:

 

 

 

Gostou? Então, acesse o nosso canal #guridiadamúsica no YouTube e confira todos os vídeos produzidos pelas nossas equipes.

#guridiadamusica

Postagens relacionadas