Guris do coral juvenil de Andradina fazem clipe com canções do filme “O Rei Leão”


Rei Leão - Polo Andradina

O clipe com as canções do filme O Rei Leão, na voz dos Guris de Andradina, foi apresentado pela primeira na quarta-feira (2/10). A sessão de estreia, realizada no polo de ensino, emocionou familiares, colegas de turma e até a secretária de Cultura da cidade, dona Marinalva Pereira.

O trabalho teve início no primeiro semestre de 2019 com o educador de Canto Coral e Iniciação Musical, Waldir Barbosa de Abreu Junior, e o auxiliar artístico pedagógico, Marco Aurélio da Costa Silva. Participaram deste projeto os alunos das turmas do curso de Coral Juvenil e a captação das imagens foi realizada no Horto Municipal, no dia 11 de setembro.

Segundo o educador Abreu Junior esse foi um filme que marcou muito a sua infância e, como as crianças tiveram a oportunidade de ver o relançamento em 2019, eles começaram a planejar juntos uma apresentação com as músicas deste clássico do cinema.

“A ideia partiu da iminência do lançamento do filme, em julho. Então, no início deste ano, começamos a preparar quatro canções do filme em forma de Medley. O arranjo é de minha autoria e a coreografia foi criada pelos alunos. A ideia original era realizar uma apresentação no cinema, na estreia do filme, mas infelizmente não foi possível. Mas fomos presenteados por uma produtora de vídeo da cidade com a gravação e edição do clipe”, explicou o educador.

Emocionados, após a apresentação do vídeo alguns pais deixaram suas mensagens e depoimentos. “Ficou lindo demais o clipe. Foi emocionante, com alguns pais e alunos chorando ao ver o resultado. Obrigado a todos do Projeto por nos revelar tantos talentos!”, disse Marcelo Gatti, pai de uma aluna que participa do clipe.

Para Glaucia Oliveira, também mãe de uma das alunas, o Projeto está sendo muito importante e tem ajudado muito a sua filha. “Minha gratidão a toda equipe do Polo Andradina. Me arrependo de não ter colocado minha filha no projeto antes. Hoje foi uma alegria muito grande ver o rostinho de cada um emocionado de se ver ali no clipe e felizes por estarem participando. Vou guardar para sempre a sensação que eu vivi hoje no Projeto Guri”, ressaltou.

Sempre presente nas atividades e apresentações, Magali Ribeiro de Souza Fernandes também falou um pouquinho da emoção de ter vivido este momento, além de agradecer a equipe do Polo e a Prefeitura de Andradina pelo apoio e parceria. “Não tenho palavras para descrever minha gratidão pelo Projeto. Meu filho começou a frequentar as aulas por recomendação médica para se socializar com outras crianças. Foi incrível assistir o clipe e isso representa o que nós vemos no decorrer de todos esses anos que eu participo com ele: amor e dedicação”.

Com seu filho no Projeto Guri desde 2013, Marcia Cardoso dos Santos contou como as aulas foram e são importantes na vida dele. “O primeiro contato do meu filho com a música foi devido a um déficit de concentração a partir de uma recomendação médica e a evolução dele dentro do Projeto é muito boa. Super indico e recomendo aos pais que tiverem interesse e vontade de matricular seus filhos”, finalizou.

Serviço:
Confira o clipe: https://www.youtube.com/watch?v=7LzK8rQkJrw

Agradecimentos especiais: aos alunos, famílias, Regional Araçatuba; Prefeitura de Andradina, através das secretarias municipais de Cultura e Educação, e ao fotógrafo Asaph Guedes que abraçou a ideia, fez a captação e edição das imagens.

Texto de Marjory Sichito.

Polo Andradina:
A unidade de ensino está localizada na Praça Eduardo Ramalho, s/nº, Praça do JBC, Centro – Andradina/SP.

Possui 342 vagas preenchidas e atende crianças e adolescentes dos seis aos 18 anos, nos períodos de contra turno escolar, nos cursos de percussão e bateria, trompete, trompa, trombone, eufônio, tuba, flauta transversal, clarinete, saxofone, viola clássica, violino, iniciação musical, coral juvenil, contrabaixo acústico e violoncelo.

Em Andradina conta com parceria da Administração Municipal e patrocínio da Raízen.

Horário de funcionamento: segunda-feira e quarta-feira, das 9h às 11h e das 13h00 às 19h. As aulas são gratuitas. Mais informações pelo telefone (18) 3722-4775.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock;  Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.