Guri participa de encontros sobre Direitos Humanos da Criança e do Adolescente


Ao longo do mês de abril, aconteceram diversos encontros para se debater os Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, envolvendo especialistas, órgãos ligados ao tema e população em geral de diversos municípios. Por visar o desenvolvimento humano de seus alunos em formação, equipes de alguns polos de ensino do Guri se mobilizaram para estarem presentes nestas conferências.

Cerca de 20 alunos dos cursos de cordas friccionadas do polo de Pedreira se apresentaram na II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente da cidade. Além de tocarem na abertura do evento, os Guris e suas famílias tiveram a oportunidade de participar de toda programação, que contou com palestras, vídeos e debates relacionados a diversos assuntos: violência doméstica, drogas, alcoolismo, papel do Conselho Tutelar, Lei Maria da Penha, entre outros. “Foi uma oportunidade muito legal de receber informações e trocar experiências”, disse a coordenadora do polo, Graziela Gomes.

IMG_20150321_100344558_HDR

Em 8 de abril, na cidade de Bálsamo, estiveram presentes, representando o Guri, a Supervisora de Desenvolvimento Social da regional de São José do Rio Preto, o Coordenador dos polos de Jaci e Neves Paulista e a Coordenadora do polo de Bálsamo. “Foi um momento muito rico, em que foram proferidas falas sobre a promoção e defesa dos Direitos, o protagonismo e participação de crianças e adolescentes, o controle social na efetivação dos Direitos e a gestão da Política Nacional para isso. Ouvimos propostas muito ricas, a participação dos adolescentes foi surpreendente e o nível de articulação e consciência deixou todos os participantes muito satisfeitos”, contou a Supervisora Erika.

Após um breve intervalo, foram eleitos delegados e suplentes entre os adolescentes, para participarem da Conferência Estadual. Um destes representantes é o aluno Leonardo Paulino de Barros, do Projeto Guri de Neves Paulista.

No dia seguinte, 9 de abril, cerca de 30 integrantes do Projeto Guri, da cidade de Pompeia, realizaram uma linda apresentação musical, gratuita e aberta ao público, no Centro de Convivência do Idoso, na cidade de Quintana. O concerto, baseado em músicas do universo sertanejo, fez parte da VI Conferência Lúdica Municipal dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente. Munidos de violão, viola caipira e percussão, os Guris deram conta do recado e foram aplaudidos de pé por todos os presentes, incluindo o Prefeito Municipal de Quintana, Sr. Fernando Branco Nunes.

Em Bariri, o evento destinado ao tema aconteceu no dia 13 de abril, no Salão Pe. Fechio. Lá, foi discutida a Politica e Plano Decenal dos Direitos da Criança e Adolescente, a fim de fortalecer o papel do CMDCA local. Para alegrar o encontro, o Guri foi convidado para fazer uma apresentação, na qual 12 alunos de percussão, bateria, guitarra e baixo elétrico tocaram algumas músicas do pop rock, como “They Don’t Care About Us”, de de Michael Jackson, e “Sweet Child O’ Mine”, da banda Guns N’ Roses.

foto 5

No dia 17, foi a vez de o Polo Regional Itapeva participar da III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com direito a debates e exposição de cartazes com o rap criado pelos alunos do Guri.

reg itapeva (1)

Ao final do mês, em 28 de abril, 22 alunos do polo de Severínia participaram e se apresentaram na conferência que aconteceu na cidade, sendo dois deles eleitos os delegados daquele município, que irão representá-lo na Conferência Estadual.

No dia seguinte, 29 de abril, alunos do Polo Avaré estiveram presentes na Faculdade Eduvale, para abrir a Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente da cidade. A apresentação instrumental contou com participação de 25 alunos, que compõem a banda sinfônica do polo.

avaré

Ainda neste dia, o polo de Presidente Bernardes também abriu a conferência que aconteceu em sua cidade. Segundo a coordenadora do polo, Vanessa Balestri, a participação do Guri no encontro foi importante não apenas pelo fato de divulgar o projeto na cidade, mas principalmente pelo reforço dos contatos da rede municipal, para trabalharem juntos na garantia dos direitos das crianças e adolescentes atendidos em todos os projetos e entidades da cidade.

Em Quatá, autoridades, pessoas e entidades que atuam com a infância, crianças e adolescentes puderam refletir e repensar na política e demais aspectos da área.

quatá

 

Postagens relacionadas