Guri participa da campanha Dia de Ler. Todo Dia!


A pedido da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Amigos do Guri convidou os mais de 300 polos do Projeto Guri no interior e litoral do estado, além de sua sede administrativa em São Paulo, para participar da campanha criada pela prefeitura de Barueri denominada Dia de Ler. Todo Dia!. Para tanto, foram sugeridas diversas ações de incentivo à leitura, que poderiam ser realizadas individual ou coletivamente.

Nos polos participantes, equipes e alunos uniram-se para criar e executar atividades socioeducativas e pedagógicas, que aproveitassem o Acervo disponível em cada polo, além de textos/letras de músicas e referências históricas do repertório que os alunos estão praticando em sala de aula, ou outra leitura que fosse pertinente. Entre as ações realizadas: um dia de leitura durante o horário de aula, exposições e trocas de livros e outros materiais, rodas de poemas e poesias, visitas a bibliotecas, palestras sobre a importância da leitura, etc.

Na sede, mais de 50 funcionários da organização foram convidados para um sarau com muita leitura e música, que aconteceu no dia 01/10/2015 – dia definido para todas as ações ligadas à campanha. Para aquecer o gogó, Aimar de Noronha Santinho, coordenador técnico artístico-pedagógico da Amigos do Guri, tocou e cantou a música Azulão (poema de Manuel Bandeira), acompanhado por todos que ali estavam presentes. Depois da afinação, cada um trouxe à roda um texto escolhido por si, realizando não apenas uma leitura, mas uma sensibilização e integração emocionante.

Ao todo, estiveram envolvidas com as ações da Amigos do Guri mais de 5.400 pessoas, em mais de 90 municípios. Além disso tudo, a Amigos do Guri também convidou seus seguidores nas redes sociais do Projeto Guri para participarem da campanha, postando fotos em seus perfis (no dia 01/10/2015), com as hashtags #DIADELERTODODIA e #PROJETOGURI.

Depois de tanto esforço e dedicação, só não podemos nos esquecer de que dia de ler, é todo dia!

 

Confira as fotos destas ações no Facebook do Projeto Guri:

Postagens relacionadas