Guri na Bélgica: de 27 a 31 de janeiro


Grupo de Percussão do Guri realiza turnê na Bélgica

Em janeiro de 2015, o Projeto Guri leva 11 alunos, em estágio avançado de aprendizado, para tocar em duas cidades belgas. O Grupo de Percussão do Guri, de Ourinhos, é um dos 12 grupos de referência do projeto, patrocinados pela Capitale Energia – o qual, em 2014, se apresentou duas vezes ao lado do grupo belga Percussions de Tournai, aqui no Brasil. Desta vez, o palco será dividido em solo europeu, em um dos cinco concertos que o grupo fará entre os dias 27 e 31 de janeiro.

Entre os locais por onde nossos Guris vão brilhar estão o Conservatório de Tournai e a Escola de Notre-Dame. Haverá ainda um concerto na cidade de Mons, escolhida para ser a capital europeia da cultura em 2015. Com um repertório pautado em peças de compositores brasileiros, o Grupo de Percussão do Guri demonstrará o ecletismo deste naipe, com diversos instrumentos, transitando entre o universo popular e erudito.

Fruto de uma parceria com a Jeunesses Musicales Wallonie-Picarde, braço belga da Jeunesses Musicales International (JMI) – associação internacional de programas de ensino musical da qual o Projeto Guri é membro -, as apresentações configuram-se como um intercâmbio musical: o grupo belga veio ao Brasil em 2014 e, em 2015, o Projeto Guri toca na Bélgica.

 

Sobre o Grupo de Percussão de Ourinhos

O Grupo de Referência de Ourinhos é um conjunto de percussão, formado por 11 músicos (alunos) do Projeto Guri, dos municípios de Assis, Palmital, Marília e Ourinhos.  Dirigidos pelo músico e educador Aguinaldo Burgo Junior, interpretam peças que transitam entre o universo erudito e popular, explorando a grande diversidade da percussão, com instrumentos como pandeiro, caixa, congas, surdos, pratos e teclados.

Dentre as apresentações do grupo, destaque para o concerto com o músico argentino Santiago Vazquez, em Ourinhos, em 2012, e com o percussionista Eduardo Gianesela, em 2013.

 

Postagens relacionadas