Guri integra organização mundial que promove o compartilhamento cultural


move- 2017 março

Representantes do Projeto Guri que atuam no Malawi e na Noruega pelo MOVE Project, Elias Matarazzo, Vitor Lyra Biagioni, Guilherme dos Santos e Thales Simões Martins gravaram o videoclipe Happy Family ao lado de outros colegas de intercâmbio. A canção é marcada pelo multiculturalismo das vivências, com letra que intercala inglês e português. O resultado resume a grande experiência que é participar do programa.

O MOVE – Musicians and Organizers Volunteer Exchange tem o objetivo de capacitar jovens voluntários com habilidades em música, fomentando conhecimentos interculturais que contribuem para o desenvolvimento dos participantes e das comunidades filiadas à organização.

A cada temporada, em média, duas vezes por ano, os jovens são selecionados pelas instituições dos países conveniados por meio de um criterioso processo seletivo. Nessa etapa, recebem as instruções necessárias para seguirem rumo à nova jornada, que se inicia na Europa.

Na organização do MOVE, em Oslo, na Noruega, os eleitos se reúnem para um processo de integração que dura duas semanas e envolve jovens voluntários de diversas áreas. O encontro visa compreender os conceitos que estruturam o MOVE e a FK Norway – Fredskorpset – forças de paz da Noruega – e preparar para a vivência na sociedade em que fora designado. No destino oficial, os intercambistas têm um breve curso sobre a língua local e se envolvem em projetos musicais, sociais e culturais, como workshops, festivais, competições e capacitações.

Em 2017, o Guri selecionou (entre alunos, ex-alunos e funcionários) Guilherme dos Santos, Thales Martins, Elias Matarazzo e Vitor Biagioni. Os rapazes foram capacitados no Brasil, fizeram a imersão em Oslo e, atualmente, desenvolvem projetos em diferentes locais: Guilherme e Thales ficaram no continente europeu, na escola de música TrØndertun, na cidade de Melhus/Noruega; e Elias e Vitor seguiram para a África, em Lilongue/Malawi.

Enquanto isso, aqui no Brasil estão os moçambicanos Isaias Massuco e Engristia Irina Ricardo, e também os noruegueses Sandra Skroedal e Ole Sigvart Berget. Os quatro jovens estão hospedados em São Carlos/SP, local estratégico pela diversidade musical, sob a tutela da regional do Projeto Guri na cidade. Os intercambistas estão envolvidos em várias atividades – no mês de fevereiro, por exemplo, lideraram o festival ‘Crie sua Própria Música’, na cidade de Araraquara.

O MOVE é um programa de intercâmbio criado pela JM Norway, membro da JMI – Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países), em parceria com a instituição musical Music Crossroads do Malawi e de Moçambique.

Confira o clipe da música Happy Family:

Postagens relacionadas