Guri Convida promove encontro entre Ricardo Herz e GR de Presidente Prudente


Ricardo Herz Trio

Violinista Ricardo Herz

Apresentação faz parte de programa de 11 concertos que acontecerão com diversos músicos convidados pelo Projeto Guri

Promover a convivência entre músicos consagrados e jovens aprendizes. Esse é o objetivo do Guri Convida, um conjunto de concertos que reúne 11 artistas convidados e deve se estender até dezembro. No dia 3 de julho, o Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – recebe o violinista Ricardo Herz para se apresentar ao lado do Grupo de Referência (GR) de Presidente Prudente – Orquestra Sinfônica. O concerto, gratuito e aberto ao público, será às 19h30, no Teatro Paulo Roberto Lisboa (Centro Cultural Matarazzo), em Presidente Prudente.

Especialmente para essa apresentação, o violinista elaborou um repertório que contempla o perfil do Grupo de Referência da cidade. Como se trata de uma Orquestra Sinfônica, ele considerou, para escolher as canções do repertório, quais as características e potencialidades do grupo. Sua proposta é dialogar com esses jovens músicos, ampliando e aprofundando seus conhecimentos e experiências musicais. O violinista contou um pouco da sensação de ser convidado para um concerto com os alunos e alunas do Projeto Guri: “Eu fiquei muito feliz com o convite para tocar com o GR do Guri de Presidente Prudente. Esse projeto é importantíssimo para cultura do estado e do país. Para este programa em especial preparamos várias composições minhas arranjadas para a orquestra sinfônica e violino solo, inspiradas em vários ritmos populares brasileiros, como o frevo, baião, samba, xote, etc. O intuito é o de apresentar no violino esses ritmos populares e mostrar que os instrumentos de cordas são propícios para tocar a música do nosso país”, disse.

Esse é, aliás, um conceito que norteou a escolha de todos os convidados do programa, artistas com carreiras consolidadas nacional e internacionalmente, mas que também possuem o diferencial de serem difusores de conhecimento, o que pretende agregar muito a esses jovens músicos em formação. Por isso, além dos concertos, cada artista selecionado também fará uma master class de oito horas com educadores da região, oferecendo a oportunidade de expandir as referências técnicas e estéticas.

A primeira atração do programa foi a argentina Nora Sarmoria, que fez um concerto com o Grupo de Referência de Bauru em 21 de junho. Todos os 12 Grupos de Referência (GR) serão contemplados. Os GRs são orquestras, cameratas e bandas, espalhados por diversas cidades e formados por jovens guris – de 12 a 21 anos –  em estágio mais avançado de aprendizado. Para esse projeto, os (as) musicistas convidados são: Ricardo Herz (violinista), Eduardo Fernandes (maestro), Marcelo Jardim (maestro), Badi Assad (cantora), Tião Carvalho (cantor), Gabriel Levy (acordeonista, pianista, arranjador, compositor, educador e produtor musical), Carlinhos Antunes (músico), Letieres Leite (instrumentista), Sidney Molina (violinista), Guello (percussionista) e Léa Freire (instrumentista).

Confira abaixo o repertório do show com Ricardo Herz:

1 – BATUQUE
Composição: Lorenzo Fernandes

2 – MOURÃO
Composição: Guerra-Peixe

3 – MOURINHO
Composição: Ricardo Herz

4 – UM XOTE APAIXONADO
Composição: Ricardo Herz

5 – CHAMA O QUÊ
Composição: Ricardo Herz

6 – LADEIRA DA PILHA
Composição: Ricardo Herz

7 – ATLÂNTICO
Composição: Ricardo Herz

8 – CANTO DA EMA
Composição: João do Vale
Arranjo: Ricardo Herz e
Percussão GR

9 – QUASE CAINDO
Composição: Ricardo Herz

Serviço: Guri Convida com Ricardo Herz
Quando: 03/07 – segunda-feira
Horário: às 19h30
Local: Teatro Paulo Roberto Lisboa – Centro Cultural Matarazzo
Endereço: R. Quintino Bocaiúva, 749 – Vila Marcondes, Pres. Prudente/SP
Entrada: Gratuita. Evento aberto ao público

Perfil do convidado
Reinventou o violino brasileiro. Sua técnica leva ao instrumento o descanso da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno. Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim entre outros, o violinista mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz.

Graduado em violino erudito pela USP, sua sólida formação começou aos 6 anos, tendo passado pela escola Fukuda em São Paulo.  Estudou na renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e no Centre des Musiques Didier Lockwood, escola do violinista francês, uma lenda do violino jazz.

Ricardo também tem dedicado parte de seu tempo no ensino e difusão do violino popular. Lançará brevemente seu curso e método online atendendo à demanda de violinistas do Brasil e exterior.

Grupo de Referência de Presidente Prudente – Orquestra Sinfônica
Formada por cordas friccionadas, sopros e percussão, compondo um grupo sinfônico completo. Esta orquestra desenvolve um repertório que contempla peças eruditas e populares de diferentes períodos da música. Em 2012, participou de concertos com os maestros Jean Reis e Arthur Barbosa. Em 2013, o grupo apresentou-se sob a regência do uruguaio Ariel Britos. Também tocou na abertura do Festival de Inverno de Presidente Prudente (2014/2015), sob a regência do maestro André Sanches.

Grupo de Referência de Presidente Prudente – Orquestra Sinfônica tem o patrocínio da empresa Catho.

Parceiro local: Prefeitura Municipal de Presidente Prudente

 

 

Postagens relacionadas