Guri Convida: Ricardo Herz encontra Grupo de Referência São José do Rio Preto


Ricardo Herz Trio

Ricardo Herz/Divulgação

Promover a convivência entre músicos consagrados e jovens aprendizes. Esse é o objetivo do Guri Convida, um conjunto de 11 concertos que reúne artistas convidados e se estende até dezembro.

No dia 1º de setembro, o Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – recebe o violinista Ricardo Herz para se apresentar ao lado do Grupo de Referência (GR) de São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Friccionadas. O concerto, gratuito e aberto ao público, será às 19h, no Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”.

Especialmente para essa apresentação, o violinista elaborou um repertório que contempla o perfil do Grupo de Referência da cidade. Como se trata de uma Camerata de Cordas, ele considerou, para escolher as canções do repertório, quais as características e potencialidades do grupo. Sua proposta é dialogar com esses jovens músicos, ampliando e aprofundando seus conhecimentos e experiências musicais. O violinista contou um pouco da sensação de ser convidado para um concerto com os alunos e alunas do Projeto Guri: “Eu fiquei muito feliz com o convite para tocar com o GR de Rio Preto. Esse projeto é importantíssimo para cultura do Estado e do País. Para este programa em especial preparamos várias composições minhas arranjadas para a camerata de cordas friccionadas e violino solo, inspiradas em vários ritmos populares brasileiros. O intuito é o de apresentar no violino esses ritmos populares e mostrar que os instrumentos de cordas são propícios para tocar a música do nosso País”, disse.

Esse é, aliás, um conceito que norteou a escolha de todos os convidados do programa, artistas com carreiras consolidadas nacional e internacionalmente, mas que também possuem o diferencial de serem difusores de conhecimento, o que pretende agregar muito a esses jovens músicos em formação. Por isso, além dos concertos, cada artista selecionado também fará uma masterclass de oito horas com educadores da região, oferecendo a oportunidade de expandir as referências técnicas e estéticas.

Todos os 12 Grupos de Referência (GR) terão a oportunidade de se apresentar com artistas consagrados no meio musical e aprender com as masterclasses propostas. Os GRs são compostos por orquestras, cameratas e bandas, espalhados por diversas cidades e formados por jovens guris – de 12 a 21 anos – em estágio mais avançado de aprendizado. Para esse projeto, os próximos musicistas convidados são: Marcelo Jardim (maestro), Badi Assad (violonista, cantora e compositora), Léa Freire (flautista e compositora), Tião Carvalho (cantor e dançarino), Gabriel Levy (acordeonista, compositor e educador), Carlinhos Antunes (multi-instrumentista e compositor), Sidney Molina (violonista e educador), Luiz Guello (percussionista) e Letieres Leite (saxofonista, flautista e compositor).

Confira abaixo o repertório do show com Ricardo Herz:
1 – TORÉ
Composição: Antonio José Madureira
2 – MOURÃO
Composição: Guerra-Peixe
3 – MOURINHO
Composição: Ricardo Herz
4 – DE ONTEM PARA AMANHÃ
Composição: Ricardo Herz
5 – CANTIGAS E CIRANDAS
Composição: Ricardo Herz e Nelson Ayres
6 – INOCENTE
Composição: Ricardo Herz
7 – CANTO DA EMA
Composição: João do Vale
8 – CHAMAOQUÊ
Composição: Ricardo Herz
9 – LADEIRA DA PILHA
Composição: Ricardo Herz e Michi Ruzitschka

Serviço: Guri Convida com Ricardo Herz
Quando: 01/09 – sexta-feira
Horário: às 19h
Local: Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 5.381, V. São José – São José do Rio Preto/SP
Entrada: Gratuita. Evento aberto ao público

Perfil do convidado
Reinventou o violino brasileiro. Sua técnica leva ao instrumento o descanso da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno. Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim entre outros, o violinista mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz.

Graduado em violino erudito pela USP, sua sólida formação começou aos 6 anos, tendo passado pela escola Fukuda em São Paulo.  Estudou na renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e no Centre des Musiques Didier Lockwood. Ricardo também tem dedicado parte de seu tempo no ensino e difusão do violino popular. Lançará brevemente seu curso e método online atendendo à demanda de violinistas do Brasil e exterior.

Grupo de Referência de São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Friccionadas
Esta camerata é composta pelos naipes de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O grupo executa um repertório diversificado com maior enfoque em peças eruditas de diversos períodos da história da música. Em 2011, o grupo recebeu a visita do quarteto de cordas da Sphinx – ONG norte-americana que tem a missão de aumentar a presença de negros e latinos nas orquestras dos EUA – que, durante uma semana, realizou master classes, ensaios e concertos com nossos Guris. No ano seguinte, a Camerata retribuiu a visita, apresentando-se ao lado do quarteto, em Detroit. Ela também já tocou ao lado de Alejandro Drago (2013) e foi regida na série de Artistas Convidados pelos maestros Jean Reis (2011) e Arthur Barbosa (2012). Em 2015 apresentou o espetáculo Vozes de Natal, produzido pela TV TEM, afiliada da TV Globo. Em 2016 participou da Virada Cultural, em Votuporanga.

Grupo de Referência de São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Friccionadas tem o patrocínio da empresa Catho.

Parceiro local: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto

Guri Convida - atualizado em 28 de agosto

 

Postagens relacionadas