Guri Consciente: ECA Rock une música nacional e preceitos do estatuto da criança


Música brasileira e conceitos do Estatuto da Criança estão unidos no programa ECA Rock Nacional e Diretos de Crianças, Adolescentes e Juventude. Essa série de ações, orientada pela Diretoria de Desenvolvimento Social da Amigos do Guri, estimula a reflexão e o empoderamento de alunos e alunas dos polos do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Os dois temas, ECA Rock e Direitos, integram as atividades socioeducativas do Guri Consciente para o primeiro semestre de 2017. O Guri Consciente surgiu em 2008, a partir da mobilização por livre e espontânea vontade de colaboradores da Amigos do Guri. Como o próprio nome já diz, o projeto visa despertar a consciência da sociedade com base em quatro pilares principais: cidadania e direitos; meio ambiente e sustentabilidade; saúde; ética e diversidade.

A edição Rock e Direitos incentiva o estudo sobre a influência dos movimentos da Jovem Guarda e Tropicalismo na década de 60 e 70, do punk rock, do pós-Guerra no Vietnã, da crise mundial do petróleo que conduziu à crise econômica brasileira, até as letras críticas que surgiram no cenário do rock nacional.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente é um instrumento jurídico revolucionário no reconhecimento de crianças e adolescentes como sujeito de direitos. Ainda que enfrentemos diversos desafios para sua efetiva implementação, nosso Estatuto é reconhecido mundialmente por ser um dos mais completos e avançados instrumentos legais do mundo”, disse Francisco Rodrigues.

No segundo semestre, o tema do Guri Consciente deve ser a Consciência Negra.

Veja como foi o ECA Rock em diversos polos do Projeto Guri nos meses de maio e junho:

18.5 – Polo Salto – Regional Sorocaba

18.5 – Polo Santo Antônio da Posse – Regional Jundiaí

26.5 – Polo Ourinhos – Regional Marília

31.5 – Polo Pirajú – Regional Itapeva

 

31.5 – Polo Irapuru – Regional Presidente Prudente

 

8.6 – Polo Regional Sorocaba – Regional Sorocaba

 

8.6 – Polo Regional Marília – Regional Marília

 

6.6 – Polo Anhumas – Regional Presidente Prudente

 

 13.6 – Polo Santo Expedito – Regional Presidente Prudente

 

13.6 – Polo Tietê – Regional Sorocaba

 

22.6 – Polo Capela do Alto – Regional Sorocaba

 

23.6 – Polo Serra Negra – Regional Jundiaí

 

 

 

Postagens relacionadas