Grupos de Referência do Guri participam da série ‘Toque de Casa 2021’ – 3º quadrimestre


Música de qualidade, com repertório variado, feita com recursos de casa e ao alcance de todos e todas. Esta é a proposta da série Toque de CASA 2021 na qual alunos e alunas dos Grupos de Referência do Projeto Guri realizam diversas performances. As apresentações estão sendo disponibilizadas de forma gratuita nas redes sociais do programa, ao longo do ano. No cardápio, tema de filmes, obras de compositores clássicos e modernos, além de canções populares. E, em breve, com a presença de artistas convidados. Acompanhe a moçada, prestigie, curta!

As gravações foram realizadas de casa, com os instrumentos musicais disponíveis no momento e, posteriormente, reunidas em processo de edição de som e imagens. Tudo em segurança, sob a orientação e respaldo dos educadores e equipes dos polos de ensino do Projeto Guri – maior programa sociocultural, gerido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativo do Governo do Estado de São Paulo. 

 Os 13 Grupos de Referência são formados por alunos e alunas 13 a 21 anos e todos recebem bolsa-auxílio. São conjuntos que fomentam o desenvolvimento musical de crianças, adolescentes e jovens que pretendem aperfeiçoar suas técnicas. O objetivo é oferecer um repertório desafiador, acompanhamento sociopedagógico qualificado, workshops, masterclasses, apresentações com artistas renomados e produção de concertos. Os conjuntos estão nas cidades de Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

“Nesta rodada de 26 produções audiovisuais dos Grupos de Referência, programadas para este terceiro quadrimestre, contemplamos um repertório eclético, conforme as diretrizes educacionais do Projeto Guri, com diversidade de estilos e épocas, e também destacando o protagonismo de alunos e alunas. São apresentadas desde obras de caráter sinfônico, com Bach, Strauss, Mozart, Vivaldi e Villa-Lobos, a Tom Jobim, Vital Farias, Lulu Santos e Antonio Nóbrega. Temos até um Freddie Mercury! Enfim, superando todas as dificuldades decorrentes do atendimento e produção audiovisual a distância, gravando com o equipamento que se tem à mão, alunos e alunas dos GRs, orientados por educadores e educadoras e equipe educacional, se reinventaram para manter o vínculo com a música e com a prática em conjunto, ainda que remotamente”, conta Ari Colares, gerente artístico-pedagógico da Sustenidos.

 

Acompanhe em nossas redes sociais as produções realizadas no terceiro quadrimestre de 2021

https://www.facebook.com/ProjetoGuri

https://www.instagram.com/projetoguri

https://www.youtube.com/aapgprojetoguri

https://bit.ly/ToquedeCasa3

 

1 – Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões
III – Procissão, de Paulo Renato Lourenço
Este é o terceiro movimento da suíte Tarsila do Amaral, com parte das obras compostas pelos alunos do GR Araçatuba, sob a orientação do educador regente Paulo Renato Lourenço. A peça busca inspiração do quadro da artista, e apresenta uma paisagem musical que descreve a obra com profundidade, sensibilidade e expressão.

 

2 – Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica
Radetzky March, de Johann Strauss (Op. 282). Arranjo de Alfred Reed.
A Marcha Radetzky foi composta por Johann Strauss em 1848. Tem esse nome por causa de sua dedicação ao Marechal de Campo Radetzky, um membro do exército austríaco. Este arranjo de Alfred Reed será executado pelo Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica, sob a orientação do seu educador regente Devanildo Aparecido Balmant

 

3 - Grupo de Referência de Franca – Camerata de Cordas Dedilhadas
Índia, de José Assuncion Flores e Ortiz Guerreiro. Arranjo de Charles Davi (aluno).
Sob a orientação do educador regente Marcílio Lopes, o quarteto do GR de Franca, com a viola de Charles Davi, o cavaco de Matheus Pena e Souza e os violões de Maria Luiza Venancio e Maria Julia Donadeli Borges apresenta esta guarânia composta por José Assuncion Flores e Ortiz Guerreiro, com arranjado do aluno Charles Davi.

 

4 - Grupo de Referência de Itaberá – Banda Sinfônica
Renaissance Dances -  La Mourisque, de Tielman Susato. Arranjo de John Iveson.
Orientados pelos educadores Ezequiel Alves Junior e Kennedy Souto de Macedo, os metais do Grupo de Referência de Itaberá – Banda Sinfônica tocam o movimento La Mourisque das Danças Renascentistas, arranjado a partir das composições originais de Tielman Susato, por John Iveson.

 

5 - Grupo de Referência de Jundiaí – Orquestra Sinfônica
Serenade and Dance, de Wolfgang Amadeus Mozart. Arranjo de John O’Reilly.
A seção de sopros e percussão do Grupo de Referência de Jundiaí apresenta o arranjo Serenade and Dance de Mozart, que traz o Romance da Pequena Serenata Noturna para cordas e o allegro do Divertimento para sopros e percussão. Uma peça de inestimável caráter pedagógico e artístico.

 

6- Grupo de Referência de Lorena – Coro
Mateus Embaixador, de Antonio Nóbrega. Arranjo de André Protássio.
O GR de Lorena, sob regência de Vinicius Guedes e com o piano da educadora Rafaela Moreira, apresenta a música Mateus Embaixador, de Antonio Nóbrega. Presepeiro, Mateus identifica-se como uma figura mítica do universo literário popular nordestino e é personagem do Cavalo Marinho pernambucano, dentre outros importantes folguedos populares como Reisado e Bumba-meu-boi.  A harmonia das vozes do GR de Lorena nos remete à leveza e alegria desses folguedos.

 

7 - Grupo de Referência de Marilia – Percussão
3/4 for 3, de William J. Schinstine.
Sob a orientação do educador Jorge Rafael do Nascimento da Silva, o GR Marília representado pelos alunos Lucas Santana, Bruno Takeshi e Gabriel Garcia, interpreta a obra de W. Schinstine composta para trio de caixa-clara. Schinstine possui um vasto material dedicado a esse instrumento.

 

8 - Grupo de Referência de Piracicaba – Coro
Love of My Life, de Freddie Mercury. Arranjo de Fred Teixeira.
O Grupo de Referência de Piracicaba, sob a Regência de Vanessa Zambão e acompanhamento do pianista André Grella, apresenta a peça Love of My Life, de Freddie Mercury, com arranjo de Fred Teixeira. A apresentação consolida o belíssimo trabalho do grupo na exploração da diversidade de repertorio e na perspectiva de sua sonoridade.  O coro possui versatilidade e dinamismo em diferentes gêneros musicais. O clássico do Queen, na textura coral do grupo, ganha versão com belas surpresas durante a execução.

 

9 - Grupo de Referência de Presidente Prudente – Orquestra Sinfônica
Valsa do Imperador, de Johann Strauss.
Composta em 1889, foi executada pela primeira vez em Berlim no mesmo ano de sua composição. O educador regente Francis Auresco conduziu a construção remota desta obra, contando com o grande empenho dos alunos e alunas do GR de Presidente Prudente.

 

10 - Grupo de Referência de Santos – Camerata de Violões
Game Of Thrones, de Ramin Djawadi. Arranjo de Maria Alice (ex-aluna GR Santos).
Com arranjo da ex-aluna Maria Alice, o GR de Santos interpreta o tema de abertura da famosa série Game of Thrones, sob a orientação da educadora-regente Deblas Alves.

 

11 - Grupo de Referência de São Carlos – Big Band
Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinicius de Morais. Arranjo de Glenn Osser.
O arranjo de Glenn Osser para Big Band, desse clássico de Jobim e Vinicius, foi adaptado pelo educador do Grupo, Rodrigo Murer, destacando os alunos Carlos Escames (sax tenor), Nicolas Cortez (piano), Guilherme Mendonça (baixo) e Jader Gabriel (bateria).

 

12- Grupo de Referência de São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Friccionadas
Concerto for Strings in D Major (RV 121), de Antonio Vivaldi.
Antonio Vivaldi, um dos mais conhecidos compositores do período barroco, foi professor de música em um orfanato de moças: Ospedale della Pietá. Muitas de suas obras foram escritas para a orquestra desse orfanato. O Grupo de Referência de São José do Rio Preto, sob a orientação do educador-regente Adriel Ferraz, executa o primeiro movimento do concerto para orquestra RV 121 com uma abordagem de época.

 

13- Grupo de Referência de Sorocaba – Coro e Percussão
Tempos Modernos, de Lulu Santos. Arranjo vocal de Eduardo Dias Carvalho. Arranjo instrumental de Daniel Guimarães
Neste vídeo, sob orientação de Márcia Cristiane de Freitas e Rogério Simizu, o trio do GR Sorocaba formado pelas vozes de Nicoly Mariana S. Silva e Vinicius V. C. Valadar e a bateria de Kauan Nickolas S. Fernandes apresenta a música Tempos Modernos de Lulu Santos, com acompanhamento ao piano do educador Daniel Guimarães. Numa formação intimista, a música transmite as boas energias que o futuro pode trazer.

 

14 – Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões
IV – Morro da Favela, de Eric J. H. Araki (aluno). Arranjo de Paulo Renato Lourenço
Inspirada na obra ‘Morro da Favela, de Tarsila do Amaral, esta peça compõe o quarto movimento da suíte de composições que o GR de Araçatuba realiza neste ano, em diálogo com obras da artista modernista. Trata-se de uma composição do aluno Eric J. H. Araki, pensada inicialmente como peça solo para violão, que ganhou uma versão para camerata de violões e solista a partir da adaptação do regente educador Paulo Renato Lourenço.

 

15 – Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica
Prelúdio da Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos. Arranjo de Antonio Carlos Neves
O quinteto de saxofones do GR Bauru, formado pelos alunos João Gabriel Buzolin no sax soprano, Eduarda Mendes de Moraes e Henrique Augusto Teixeira Neto no sax alto, Matheus Crescêncio Alves Maia no sax tenor e Felipe Navarro no sax barítono toca obra prima de Villa-Lobos, música composta para piano e estreada em 1939, sob a orientação do educador regente do Grupo, Devanildo Balmant, e do educador e saxofone, Ricardo Guarnetti Ueda.

 

16 – Grupo de Referência de Franca – Camerata de Cordas Dedilhadas
El Condor Pasa, de Daniel Alomia Robles. Arranjo de Joaquim Meira
Sob a orientação do educador regente Marcílio Lopes, os alunos do GR Franca, Charles Davi Rocha (viola), Davi Miguel (cavaco), José Paulo F. R. Coelho e Gustavo Jacomett (violões), apresentam uma versão dessa música que é considerada patrimônio cultural da nação peruana.

 

17 – Grupo de Referência de Itaberá – Banda Sinfônica
Cantata 140 – Sleepers Awake, de J. S. Bach. Arranjo de Alfred Reed
Orientado pelo educa dorregente Heliton Macedo Costa, o Grupo de Referência de Itaberá interpreta essa cantata de Bach, que estreou em 25 de novembro de 1731, na Thomaskirche, em Leipzig (Alemanha).

 

18 – Grupo de Referência de Jundiaí – Orquestra Sinfônica
Heartbet, de Alice Gomes.
Sob a batuta de Adriano Tonon, supervisor educacional de percussão da Regional de Jundiaí, e a participação especial do educador de percussão Eliel Espindola, a aluna Yasmin Guidi Magalhaes e os alunos José Henrique Vasconcelos e Lucas Reginato executam essa obra, dividida em três movimentos, que faz uso de diversos ostinatos (repetições) que representam os batimentos cardíacos.

 

19 – Grupo de Referência de Lorena – Coro
Melodia Sentimental, de Heitor Villa-Lobos. Arranjo de Patrícia Costa
Sob regência de Vinícius Guedes e acompanhamento ao piano de Rafaela Moreira, o GR Lorena apresenta esta célebre peça ‘Melodia Sentimental’. Com poema de Dora Vasconcelos, a música é parte integrante da obra ‘A Floresta do Amazonas’, de Heitor Villa-Lobos. O arranjo aqui apresentado tem uma ambientação coral que privilegia as nuances do texto e aprofunda a suavidade de seus contornos melódicos.

 

20 – Grupo de Referência de Marilia – Percussão
Colisions, de Jared Spears.
Sob a orientação do educador regente Jorge Rafael do Nascimento da Silva, a aluna Camilly Domigues e os alunos Gabriel Garcia, Jonathan Custódio e Pedro Codogno interpretam essa obra que é um ‘standard’ da música para Grupo de Percussão.

 

21 – Grupo de Referência de Piracicaba – Coro
‘Que Baque é Esse?’, de Lenine. Arranjo de André Protásio
Sob regência de Vanessa Zambão, e acompanhamento ao piano de André Grella, o GR de Piracicaba apresenta esta versão da música desse importante compositor pernambucano, na qual as vozes ganham destaque e sustentam a riqueza que o Maracatu possui em suas bases rítmicas. Uma peça empolgante que evidencia a busca e pesquisa do grupo pela variedade de repertório e qualidade na execução.

 

22 – Grupo de Referência de Presidente Prudente – Orquestra Sinfônica
Paticumpa, de Oscar Bolão
Sob orientação do supervisor educacional de percussão, Jeferson Santos, o naipe de percussão do GR de Presidente Prudente (Endrew M. Pedrosa, André Luiz S. Caetano, Lucas M. P. da Silva, Adryan M. Pedrosa e Kelwin Oliveira) apresenta esta versão da obra do compositor carioca Oscar Bolão.

 

23 – Grupo de Referência de Presidente Prudente – Orquestra Sinfônica
IF, de David Gates. Arranjo de Eric Osterling
Sob a orientação do educador regente Francis Auresco, esta música de 1971 do cantor e compositor David Gates, originalmente popularizada por seu grupo Bread, teve este arranjo escolhido para esta produção remota de alunos e alunas do naipe de sopros GR de Presidente Prudente.

 

24 – Grupo de Referência de Santos – Camerata de Violões
Butterfly, de Badi Assad e Jeff Scott Young. Arranjo de Rafael Cardoso
Sob a orientação da educadora regente Deblas Alves, o GR de Santos apresenta esta peça da virtuosa cantora e instrumentista Badi Assad em parceria com Jeff Young. Butterfly, do álbum Chameleon (1998), originalmente gravada com violão e flauta, aqui interpretada pelo grupo com belo de Rafael Cardoso.

 

25 – Grupo de Referência de São Carlos – Big Band
Vou Vivendo, de Pixinguinha e Benedito Lacerda. Transcrição e adaptação de Mario Seve e David Gank
Uma adaptação moderna para o clássico do choro brasileiro, composto por dois gigantes do gênero, Pixinguinha e Benedito Lacerda. Esta adaptação feita a partir de arranjo do próprio Pixinguinha, evidencia a versatilidade deste quarteto do GR São Carlos, com o sax alto de Renato Quirino, o sax tenor de Carlos Escames, o piano de Nicolas Cortez e a bateria de Jader Gabriel. A produção contou com orientação do educador regente Rodrigo Murer e a participação do supervisor de percussão da Regional São Carlos, Juninho Torrezan.

 

26 – Grupo de Referência de São Carlos – Big Band
Hawaii Five – 0 (Tema da Série de TV), de Morton Stevens. Arranjo de Lorena Rossales (aluna)
Lorena Rossales é uma jovem saxofonista do GR São Carlos que agora começa a trazer seus arranjos para o grupo. Ela nos apresenta seu arranjo para ‘Hawaii Five – 0’, de Morton Stevens, com uma linda roupagem, sob a batuta do educador regente do GR, Rodrigo Murer, e a participação do supervisor de percussão da Regional São Carlos, Juninho Torrezan.

 

27 – Grupo de Referência de Sorocaba – Coro e Percussão
Ai Que Saudade D´Ocê, de Vital Farias. Arranjo Vocal de Eduardo Dias de Carvalho. Arranjo Instrumental de Daniel Guimarães
Sob orientação de Márcia Cristiane de Freitas e Rogério Simizu, com acompanhamento ao piano de Daniel Guimarães, o GR de Sorocaba apresenta a música imortalizada na voz de Elba Ramalho, que fala de saudade, mas de maneira leve e animada, como se estivesse sonhando com o reencontro.

 

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.
Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.
Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos:
Sky e Supermercados Tauste.
Patrocinadores Institucionais da Sustenidos
: Microsoft e VISA.

 

Sobre o Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 850 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelo Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

Postagens relacionadas