Grupo de Referência de Jundiaí – Orquestra Sinfônica apresenta-se em Monte Mor


GR Jundiaí

O Grupo de Referência de Jundiaí – Orquestra Sinfônica tocará na cidade de Monte Mor/SP, no dia 26 de setembro, às 19h. O evento, gratuito e aberto a todos, será realizado no Auditório José Luiz Gomes Carneiro, espaço conhecido como ‘Joaquinzão’.

O conjunto é um dos 13 grupos musicais formados por adolescentes e jovens, em estágio avançado de aprendizagem do Projeto Guri – maior programa sociocultural mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A apresentação faz parte do programa ‘GR Itinerante’ e visa a circulação. “A proposta é divulgar o trabalho desenvolvido pelos alunos que estão em nível de desenvolvimento musical mais abrangente, além de tornar o grupo conhecido em municípios vizinhos”, explicou Benedita Rodrigues, coordenadora do Polo Regional Jundiaí.

Acompanhados pelo maestro Luís Henrique Chinaglia, os 48 jovens que integram o grupo interpretarão temas de filmes como Piratas do Caribe, de Klaus Badelt; James Bond, de John Barry; e Star Wars, de John Williams. O repertório também contará com Tiro ao Álvaro, composição de Adoniran Barbosa, que ficou conhecida na voz de Elis Regina.

Serviço
Apresentação do Grupo de Referência de Jundiaí no programa GR Itinerante
Data: 26 de setembro de 2019
Horário: 19h
Local:  Auditório José Luiz Gomes Carneiro (Joaquinzão)
Endereço: Rua Cap. Augusto Stefen Pinto, 57, Centro – Monte Mor/SP
Entrada gratuita e aberta ao público.

Sobre o Grupo de Referência de Jundiaí – Orquestra Sinfônica
A Orquestra apresenta-se regularmente no teatro Polytheama de Jundiaí/SP com solistas e regentes convidados, como os maestros Jean Reis (2013), Carlos Moreno (2012) e André Sanches. Em 2013, realizou concerto com Na Ozzetti. Em 2014, teve Paulo Paschoal da OSESP como solista convidado. No mesmo ano, participou do espetáculo cênico musical Lendas Amazônicas, no Sesi Campinas e Theatro São Pedro (SP), com gravação de DVD. Em 2015, tocou no Auditório Ibirapuera com Leci Brandão. Em 2016, tocou na Virada Cultural, em Jundiaí. Em 2017, tocou no Polyteama, o concerto Cartas Brasileiras, de Léa Freire, com a própria compositora, acompanhada de Amilton Godoy, Fabio Peron e Vinicius Barros, sob a regência de Felipe Senna. Em 2018 tocou no Auditório do MASP (SP), sob a regência dos maestros Filipe Souza (Portugal), Wojciech Walczak (Polônia) e Jon Deak (EUA). 

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock;  Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.

Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral. 

Sobre a Sustenidos
Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Postagens relacionadas