Grupo de Referência do Projeto Guri de Franca participa do Festival Gente da Terra, em Guaíra


Mais de 20 alunos do Projeto Guri de Franca e região, regidos pelo educador Rossiny Xavier, se reúnem no Festival Gente da Terra, no município de Guaíra, dia 25 de setembro, sexta-feira, às 19 horas. Trata-se de uma apresentação inédita de um dos Grupos de Referência do Guri (patrocinados pelas empresas Capitale Energia e Catho), cuja formação musical é uma orquestra de cordas dedilhadas – composta por cavacos, violões e violas caipira.

Convidados pela ONG NHL, organizadora do evento, os jovens músicos do programa de educação musical, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, executam um repertório baseado na música popular brasileira. O público poderá conferir canções como, “Carinhoso” e “Lamento”, de Pixinguinha, “João e Maria”, de Chico Buarque e Sivuca, além de “Saudade da Minha Terra”, de Gerson Coutinho da Silva.

O festival será apresentado pelo artista Rolando Boldrin, que começou a carreira no município de Guaíra.

 

Sobre o Grupo de Referência do Projeto Guri em Franca

Grupo de Referência - Cordas Dedilhadas - FrancaCom formação instrumental original e inusitada, o Grupo de Referência de Franca (patrocinado pelas empresas Capitale Energia e Catho) é integrado pelos naipes de violão, cavaco e viola caipira. A camerata interpreta um repertório variado, calcado na música popular brasileira, explorando timbres e o refinamento do universo erudito, com destaque para arranjos de peças de Guinga, Pixinguinha, Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Rolando Boldrin, entre outros.

É um dos grupos integrantes do espetáculo “Lendas Amazônicas”, apresentado em 2013 (em Campinas) e 2014 (no Theatro São Pedro, São Paulo), e já se apresentou com artistas como Ivan Vilella, Alessandro Penezzi e Fernando Caselato. Dentre os grandes concertos que realizou, destaque para os ocorridos no Teatro Pedro II de Ribeirão Preto e Teatro do Senai, em Franca.

Partindo de um conceito ecologicamente sustentável, em 2013 o grupo foi escolhido para constituir a “Orquestra Verde” do Guri, composta por instrumentos de cordas dedilhadas produzidos pela OELA – Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, com madeira maciça certificada pela Forest Stewardship Council (FSC), organização criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo.

 

Serviço – apresentação do Grupo de Referência do Projeto Guri no Festival Gente da Terra

Data: 25/09, 6ª feira, 19h
Local: Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça
Endereço: Avenida Takeo Saito, 100 – Bairro: Chácara Bela Vista – Guaíra/SP
Aberto ao público e gratuito 

Postagens relacionadas