sjrp

GR São José do Rio Preto se apresenta, pela primeira vez, sob batuta de Américo Batista


A partir de outubro, a Camerata de Cordas do Guri, um dos doze Grupos de Referência do projeto, patrocinados pela CODESP – Companhia Docas do Estado de São Paulo, passa a ser regida pelo maestro Américo Batista. E para marcar sua estreia, o novo maestro regente e os 28 alunos integrantes do grupo realizam um concerto gratuito, no dia 22 de outubro, quarta-feira, às 19h30, no Teatro do Sesc de São José do Rio Preto.

Com repertório eclético, focado na música erudita, a apresentação conta com canções como “Eine Kleine Nachtmusic”, de Mozart, “Aria na 4ª corda”, de J. S.Bach, “Sinfonia X”, de Felix Mendelssohn Bartholdy, além da valsa “Saudades de Matão”, de Jorge Galatti e Raul Torres.

Com estudos em regência pela Unicamp e Stuttgartt, na Alemanha, Américo Batista tem vasta experiência na área, além de ter aprendido também com os maestros Zubim Mehta e Claudio Abbado.  Ele substitui o maestro André Sanches, regente residente de outro Grupo de Referência do Projeto Guri: a Orquestra de Jundiaí.

Sobre o Grupo de Referência do Projeto Guri de São José do Rio Preto (Camerata de Cordas)

Esta camerata é formada por instrumentos de cordas friccionadas: violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. O grupo interpreta peças eruditas de diversos períodos da música, do barroco ao contemporâneo. Com grande apuro técnico, o grupo se destaca na região pelo alto nível musical e é referência de qualidade artística. Foi regida pelo Maestro André Sanches e participou, em 2011, do 15th Annual Sphinx Competition, em Detroit, EUA. O grupo também já foi regido pelos maestros Jean Reis e Arthur Barbosa, que agregaram grande valor artístico ao trabalho da camerata. Em 2013, participou da gravação do clipe “O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa Lobos)”, com arranjo do músico Fernando Corrêa e direção artística de André Sanches. A desenvoltura dos integrantes da camerata num estúdio profissional (Nossoestúdio, São Paulo), demonstrou o alto nível musical do grupo.

Sobre o maestro Américo Batista

Em 1991, o maestro iniciou seus estudos de Regência na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Já em 1993, realizou curso de aperfeiçoamento em regência na Alemanha (Stuttgartt) na “STAATLICHE HOCHSCHULE für MUSIK” com Christoff Addt. Também participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão, cursando regência com Roberto Farias e participou, ainda em 1994, de Master Class com o maestro Zubim Mehta (Índia) e em 1995 com o maestro Cláudio Abbado (Itália). Fundador da Orquestra Sinfônica de Barretos – SP, onde permaneceu como Maestro Titular e Diretor Artístico até 2003. Entre os anos de 1996 e 1999 recebeu por duas vezes a medalha “Carlos Gomes”, de destaque musical e ainda o prêmio da Secretaria de Estado da Cultura pela montagem de sua Opereta “Severino Primeiro” (Orquestra e Coral), junto a Orquestra Jovem de Campinas e a Orquestra Sinfônica de Americana. Em 2010, realizou concerto na Agrishow – Ribeirão Preto, para o então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Serviço

Concerto do Grupo de Referência de São José do Rio Preto (Camerata de Cordas) com maestro Américo Batista

Data: 22/10/2014

Horário: 19:30

Local: Teatro do Sesc

Endereço: Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333 , Chácara Municipal – São José do Rio Preto –SP

Entrada gratuita

Postagens relacionadas