Grupo de Referência de Santos – Camerata de Violões recebe o músico Thiago Abdalla


Thiago Abdalla

O violonista Thiago Abdalla (foto) fará uma apresentação gratuita com o Grupo de Referência de Santos – Camerata de Violões, no Sesc Santos, no dia 19 de novembro, às 19h. A iniciativa faz parte do Guri Convida, série de concertos organizados pelo Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Os encontros com os artistas convidados têm como objetivo contribuir para a formação dos alunos dos Grupos de Referência, conjuntos formados por adolescentes e jovens em estágio avançado de aprendizagem do Projeto Guri. Atualmente, o Guri conta com 13 Grupos de Referência, de diferentes gêneros musicais e formações, distribuídos pelo interior e litoral paulista.

Bacharel e mestre em música pela Universidade de São Paulo (USP), Abdalla é integrante do Quaternaglia, grupo com o qual lançou os CDs Jequibau (finalista do Prêmio da Música Brasileira), Xangô e Four.  É membro-fundador da Associação Orff-Schulwerk do Brasil, na qual organiza grupos de estudo e cursos internacionais de Educação Musical. Além disso, participou de diversos festivais de música no Brasil e nos Estados Unidos, Portugal e Espanha.

Na série Guri Convida, o encontro com músicos experientes possibilita aos jovens o aprofundamento de seus conhecimentos. Além de viabilizar o aprimoramento técnico, esses concertos incentivam a criatividade, a improvisação e a amplitude de referencial musical. Por isso, o repertório foi escolhido especialmente para o encontro, estruturado de acordo com as potencialidades dos Guris.

REPERTÓRIO

Guri Convida com Thiago Abdalla e Grupo de Referência de Santos – Camerata de Violões

1. Toccata

2. Paisaje Cubano con Lluvia

3. Paisaje Cubano con Rumba

4. Musica Incidental Campesina

5. Danza de Los Ancestros
Solista: Jessica Messias dos Santos

6. Danza Del Altiplano
Solista: Maria Alice de Andrade

7. Berceuse “Canción de Cuna”
Solista: Johan Manochio Borges

8. Nuevos Estúdios Sencillos
Solista: Thiago Abdalla

9. Paisaje Cubano con Campanas
Solista: Thiago Abdalla

*Todas as composições são de autoria do cubano Leo Brouwer.

SERVIÇO

Guri Convida com Thiago Abdalla e Grupo de Referência de Santos – Camerata de Violões
Quando: terça-feira, 19 de novembro
Horário: às 19h
Local: Sesc Santos
Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida – Santos/SP
Entrada gratuita. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

Parceria: Sesc-SP; Prefeitura Municipal de Santos.

Sobre Thiago Abdalla
Bacharel e mestre em música pela USP, sob orien­tação do professor Edelton Gloeden. Participou de di­versos festivais de música no Brasil, EUA, Portugal e Espanha. É integrante do Quaternaglia, grupo com o qual lançou os CDs Jequibau (finalista do Prêmio da Música Brasileira), Xangô e Four. Junto à equipe da GuitarCoop, atua como produtor mu­sical lançando discos e vídeos em alta definição.

Sua atividade docente merece destaque por lecionar violão na Tom Jobim EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo, ministrando aulas e coordenando a Camerata de Violões da EMESP. É também professor de violão na Uni­versidade Metropolitana de Santos. Colaborou com a publicação de livros didáticos do Proje­to Guri e com a matriz curricular de música em São José dos Campos. É membro fundador da Associação Orff-Schulwerk do Brasil, organizan­do grupos de estudo e cursos internacionais de Educação Musical.

Sobre o Grupo de Referência de Santos – Camerata de Violões
O GR de Santos transita entre os universos erudito e popular. O Grupo já se apresentou em importantes palcos como Sala São Paulo, Teatro Guarany, Teatro Décio de Almeida Prado, Palácio das Artes de Praia Grande, Parlamento Jovem Brasileiro e Colégio Santista, dividindo o palco com artistas como Marco Pereira, Quaternaglia, Alice Caymmi e Badi Assad.

Em 2018, o grupo produziu uma releitura de “O Grande Circo Místico”, de Edu Lobo e Chico Buar­que, com a participação da trupe da Baixada San­tista “Os Sem Rotunda”. Destaca-se no trabalho deste ano, a homenagem a Leo Brower, um dos maiores nomes do violão contemporâneo, con­tando neste concerto com participações de ex-alunos do Projeto Guri.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock;  Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos
Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/.