Grupo de Referência do Guri na cidade de Marília recebe a percussionista Eliana Sulpício


Grupo de Percussão do Projeto GURI – programa de educação musical e inclusão sociocultural gerido pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura – na cidade de Marília recebe a regente e percussionista Eliana Sulpício para duas apresentações no mês de setembro.

Com o objetivo de apresentar um resgate histórico-cultural das musicalidades formadas pelos grupos de percussão, o programa traz peças de compositores brasileiros como Hermeto Paschoal, Camargo Guarnieri e Ney Rosauro, além de uma composição de autoria de Eliana Sulpício. O repertório contempla ainda uma obra do compositor sérvio Nebojsa Jovan Zivkovic

Com entrada gratuita, as apresentações acontecem no dia 7, quarta, às 11h, na Escadaria do Teatro Municipal de Marília ‘Waldir Silveira Mello, e no dia 8, quinta, às 20h, no Teatro Municipal de Marília ‘Waldir Silveira Mello’, ambos no centro de Marília/SP.

Além do concerto, no dia 6, das 9h às 11h, a percussionista Eliana Sulpício fará também uma masterclass gratuita e aberta aos interessados no tema. A aula será no Polo Regional Marília (avenida Santo Antônio, 136, Boa Vista – Marília/SP).

Eliana Sulpício

Eliana Sulpício (foto; crédito: Carlos Sulpício)
Doutora em Musicologia pela ECA-USP; Mestre em Performance/Percussão pela Boston University; Bacharel em Música com Habilitação em Instrumento/Percussão pelo Instituto de Artes do Planalto-UNESP e Graduada em Piano pela UNAERP. Professora do Departamento de Música da FFCLRP-USP e orientadora na Pós-Graduação em Música da ECA-USP. Realiza pesquisa na área de Ciências da Performance e áreas correlatas. Atua no In Tempori Duo (duo de Percussão e Trompete com Carlos Sulpicio). É fundadora do GRUPURI – Grupo de Percussão do Departamento de Música da FFCLRPUSP, do qual é diretora artística e regente. Fundou também o LAPER, Laboratório de Percussão do DM da FFCLRP-USP, voltado às práticas e pesquisa em Percussão e Rítmica. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Artes Musicais do CNPq. Possui várias obras para Percussão e outras formações. Atuou em diversas orquestras e grupos de câmara, no Brasil e Estados Unidos.

Grupo de Referência de Marília – Percussão tocou com Santiago Vazquez (2012), Eduardo Gianesella (2013), Percussion de Tournai (2014), Luiz Guello (2017) e Ricardo Bologna (2019). Em 2015, o grupo dividiu o palco com o Groupe Percussions de Tournai, na Bélgica. Em janeiro de 2017, tocou com o percussionista Ari Colares no Teatro Castro Alves, em Salvador, durante o ‘PercPan’ – maior festival de percussão do Brasil. Em 2020 e 2021 realizou produções audiovisuais com Alisson Amador e Herivelto Brandino.

Grupos de Referência

Formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto GURI, os grupos têm papel de referência e motivação para os demais integrantes do Projeto.

Os Grupos de Referência oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com o estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos concentram hoje 381 Guris e Gurias.

Ao todo, são 13 grupos e nove formações musicais diferentes: grupo de percussão, camerata de violões, camerata de cordas friccionadas, camerata de cordas dedilhadas, orquestra sinfônica, banda sinfônica, big band, coral e coral com percussão. Cada formação desenvolve uma linguagem específica, abordando diferentes épocas e estilos, incluindo música popular e erudita.

Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Todos os alunos e alunas recebem bolsa-auxílio mensal para despesas com transporte e manutenção dos instrumentos, entre outros benefícios, viabilizando a participação nas aulas, ensaios e apresentações, incentivando seu desenvolvimento musical. Há também um auxílio deslocamento aos Guris que moram mais distantes do polo.

Integrantes que não possuem instrumento podem participar de um programa de empréstimo no qual, durante o ano, alunos e alunas têm acesso a um instrumento musical para seus estudos domiciliares e utilização em ensaios e concertos.

Patrocinador Master: CTG Brasil.

Patrocinador Ouro: Tauste.

Apoio: Prefeitura Municipal de Marília.

 

SERVIÇO

Masterclass com Eliana Sulpício

Data: 06/09/2022

Horário: 9h às 11h

Local: Polo Regional Marília

Endereço: Av. Santo Antônio, 136, Boa Vista – Marília/SP
Entrada gratuita

 

Concerto com o Grupo de Referência de Marília – Percussão
Regente convidada: Eliana Sulpício

 

PROGRAMA

CAMARGO GUARNIERI (1907-1993)
Estudo para Percussão

HERMETO PASCHOAL (1936 -)
Música para Caçarolas

NEY ROSAURO (1952 -)
Mitos Brasileiros
I. Curupira
II. Iara
III. Saci Pererê
IV. Uirapuru
V. Mula sem Cabeça

NEBOJSA JOVAN ZIVKOVIC (1962 -)
Trio Per Uno
I. Meccanico
II. Contemplativo
III. Molto Energico

HERMETO PASCHOAL (1936 -)
Entrando pelos Canos

ELIANA GUGLIELMETTI SULPÍCIO (1963 -)
Vis-à-vis

Data: 07/09/2022

Horário: 11h

Local: Escadaria do Teatro Municipal de Marília ‘Waldir Silveira Mello’

Endereço: Av. Rio Branco, s/nº. Centro – Marília/SP

Entrada gratuita

 

Data: 08/09/2022

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal de Marília ‘Waldir Silveira Mello’

Endereço: Av. Rio Branco, s/nº. Centro – Marília/SP

Entrada gratuita

_______________________________________________________________________

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Santa Marcelina Cultura:  Instituto CCR; WestRock; CTG Brasil; Tauste Supermercados; Novelis; EMS; Valgroup; Cipatex; Grupo Maringá; Arteris; Capuani do Brasil; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Pirelli.

 

Projeto GURI: O Projeto GURI é gerido pela Santa Marcelina Cultura. Atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em todo o Estado de São Paulo, buscando proporcionar oportunidades de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo, por meio dos seus 384 Polos de Ensino. Desde a criação do Projeto Guri em 1995, já foram atendidas perto de 1 milhão de crianças e adolescentes.

 

Santa Marcelina Cultura: eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), do Theatro São Pedro e do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação Casa. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do GURI Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas