Grupo de choro Flor do Aguapé faz workshop em dois polos do Projeto


Grupo Flor do Aguapé

Grupo Flor do Aguapé. Foto: Divulgação

A história do choro e a prática desse gênero musical eminentemente brasileiro serão a tônica dos workshops que o grupo Flor do Aguapé irá realizar com alunos e alunas do Projeto Guri –– maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. No dia 6/6, o conjunto de choro promove a atividade no polo Ibitinga. No dia 13, os beneficiados serão os estudantes do polo Regional São Carlos.

Cerca de 60 alunos e alunas de coral, percussão, cavaco e violão participarão desse workshop exclusivo. Dois dos quatro integrantes do Flor do Aguapé são educadores do Projeto Guri: Leonardo Freitas (piano), do Polo Regional São Carlos e Ricardo Perez (pandeiro), do Polo Regional Ribeirão Preto.

O projeto do grupo foi contemplado pelo PROAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado.  A realização do workshop com o Guri tem como objetivo trabalhar a proposta artística da banda, levando a alunos e alunas conhecimentos sobre o choro. O workshop irá abranger aspectos práticos e teóricos. Depois, de aprender sobre a história do gênero musical, os estudantes irão treinar e apresentar em roda um chorinho clássico – Urubu Malandro, composição de Loro e Braguinha.

Segundo Leonardo Freitas, a escolha pelo Projeto Guri ultrapassa seu vínculo como educador. “Acreditamos no que o Projeto propõe e coloca em prática. O processo de aprendizado do choro é coletivo, um dos aspectos valorizados pelo Guri. O choro é um ritmo brasileiro e vivo, devemos preservá-lo sempre”, disse.

Serviço: Polo Ibitinga – Workshop com grupo Flor de Aguapé
Quando: 6/6
Horário: das 8h às 11h
Local: Polo Ibitinga
Endereço: Rua Roque Raineri, 81, Jardim Centenário, Ibitinga/SP
Entrada: gratuita. Evento restrito para alunos do polo

Serviço: Polo Regional São Carlos – Workshop com grupo Flor de Aguapé
Quando: 13/06
Horário: das 8h às 11h
Local: Polo Regional São Carlos
Endereço: Rua Episcopal, 1611, Centro, São Carlos/SP
Entrada: gratuita. Evento restrito para alunos do polo

 

Postagens relacionadas