Faça Bonito: entre na campanha de proteção de crianças e adolescentes


Faça Bonito - Polo Icem

Guris no Polo Icém na campanha de 2018

Em 18 de maio foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Comprometido com a promoção e a garantia de direitos, o Projeto Guri realizará algumas ações a fim de reforçar, sensibilizar e informar a sociedade sobre a importância do debate a respeito do tema. As atividades integram a campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. Clique aqui e saiba mais.

O maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, desenvolverá atividades socioeducativas nos Polos Bálsamo, Jales, Monte Azul Paulista, Santo Antônio de Posse, Tanabi, Taquaritinga e Urupês.

Como denunciar – As denúncias de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas no conselho tutelar mais próximo ou por meio do Disque Denúncia Nacional – Disque 100, serviço de utilidade pública que recebe e encaminha denúncias de violências contra meninos e meninas.

Abaixo, confira a programação para os próximos dias:

Polo Bálsamo
Quando: 16 de maio
Horário: 15h30
Local: Polo Bálsamo
Endereço: Rua Paraná, 189, Centro – Bálsamo/SP
Programação: Palestra sobre abuso infantil com profissionais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Polo Jales
Quando: 17 de maio
Horário: 14h30
Local: Praça João Mariano de Freitas
Endereço: Praça João Mariano de Freitas, Centro – Jales/SP
Programação: Apresentação dos Guris do Polo Jales com foco na prevenção e orientação de crianças e adolescentes sobre a importância de denunciar o abuso sexual.

Polo Monte Azul
Quando: 18 de maio
Horário: 8h
Local: Escola – EMEF Aureliano Junqueira Franco Coronel
Endereço: Praça Embaixador Macedo Soares, 13, Centro – Monte Azul Paulista/SP
Programação: Passeata até a Praça Rio Branco em combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes. Haverá também a construção de um jardim.

Polo Santo Antônio de Posse
Quando: 16 de maio
Horário: 14h
Local: Polo Santo Antônio de Posse
Endereço: Rua Santo Antônio, 951, Centro – Santo Antônio de Posse/SP
Programação: Passeata com as escolas da rede estadual e municipal de educação e distribuição de panfletos explicativos sobre como denunciar o abuso. Encerramento na Praça da Matriz com apresentação dos alunos do Polo Santo Antônio de Posse.

Polo Tanabi
Quando: 18 de maio
Horário: 8h30
Local: Lar das Crianças
Endereço: Rua Capitão Jerônimo Fortunato, s/n°, Centro – Tanabi/SP
Programação: Passeata com o objetivo de divulgar o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Polo Taquaritinga
Quando: 18 de maio
Horário: 9h
Local: Praça Waldemar D’ambrozio
Endereço: Praça Waldemar D’ambrozio, s/nº, Centro – Taquaritinga/SP
Programação: Evento idealizado pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), contará com a participação de diversas entidades do município. Será realizada uma roda de conversa com crianças e adolescentes sobre a temática abuso.

Polo Urupês
Quando: 18 de maio
Horário: 10h
Local: Praça Padre Peret
Endereço: Praça Padre Peret, s/n°, Centro – Urupês/SP
Programação: Apresentação dos alunos do Polo Urupês com músicas relacionadas à temática com o intuito de alertar a população.

Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Parceiros Locais: Prefeitura Municipal de Bálsamo, Jales, Monte Azul, Santo Antônio de Posse, Tanabi, Taquaritinga e Urupês.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock;  Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Amigos do Guri administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.