Estrangeiros que participam de intercambio cultural no Guri tocam em São Carlos


- 2017 - slideJovens do Malawi, Moçambique e Noruega que participam do programa de intercâmbio Move (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) farão dois shows: dia 26 de abril, às 15h30, no CEMAC (Centro Municipal de Arte e Cultura) e no dia 27 de abril, às 20h, no Espaço 7, ambos em São Carlos.

Os eventos gratuitos e abertos ao público serão promovidos pelo Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – e apresentados pelos artistas internacionais que estão há quase 10 meses vivenciando o intercâmbio musical em São Carlos e São José dos Campos. São eles: Valentino Salimo, mais conhecido por Valé Valentão (Moçambique), Waliko Gondwe (Malawi), Kristoffer Dokka (Noruega), Calisto Ricardo (Moçambique), John Mchiswe (Malawi) e Hannah Larsen (Noruega). A banda Move formada por bateria, percussão, trompete, saxofone, guitarra e baixo promoverá aos presentes um passeio musical com sucessos dos países de cada intercambista, além de faixas autorais.

Serviço: Show com intercambistas do Move
Quando: dia 26 de abril
Horário: às 15h30
Local: CEMAC (Centro Municipal de Arte e Cultura de São Carlos)
Endereço: R. São Paulo, 745, Centro – São Carlos/SP
Entrada gratuita e aberto ao público

Serviço: Show com intercambistas do Move
Quando: dia 27 de abril
Horário: às 20h
Local: Café 7
Endereço: R. Sete de Setembro, 1.447, Centro – São Carlos/SP
Entrada gratuita e aberto ao público

MOVE
Musicians and Organizers Volunteer Exchange (MOVE) é um programa de intercâmbio e voluntariado entre as organizações musicais JM Norway, Music Crossroads Malawi, Music Crossroads Moçambique e Amigos do Guri, membros da Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países).

O programa, custeado pelas forças de paz da Noruega (Fredskorpset – FK Norway), envia jovens dos países participantes para intercâmbios com o intuito de desenvolver novas habilidades individuais, interpessoais e culturais, ampliando e enriquecendo também as referências das comunidades onde eles desenvolvem projetos e atividades transformadoras.

Quatorze brasileiros já participaram do intercâmbio entre essas instituições: Jassá Aquino e Aydan Schmidt visitaram a Noruega no primeiro semestre de 2016, período em que os colegas Eduardo Scaramuzza e Ananda Miranda estiveram no Malawi. Em 2017, a Noruega recebeu Guilherme dos Santos e Thales Simões Martins; no Malawi ficou Elias Matarazzo e Vitor Lyra Biagioni. Atualmente, temos seis intercambistas no exterior: Gabriel dos Santos e Karoline Ribas, no Malawi; Renan Dias e Marcelo Brito, em Moçambique; e Cintia Galan e Igor Crecci, na Noruega.

Membro da JMI desde 2012, a Amigos do Guri também recebe os intercambistas: em 2016, estiveram aqui os noruegueses Ellen-Martine e Nikolai Gmachl-Pammer; e os moçambicanos Lalah Mahigo e Vando Infante. Em 2017 foi a vez dos moçambicanos Engristia Irina e Tiger Massuco, além dos noruegueses Sandra Skroedal e Ole Berget. No momento, os estrangeiros moram e desenvolvem atividades em duas cidades paulistas: Valentino Salimo (Moçambique), Waliko Gondwe (Malawi) e Kristoffer Dokka (Noruega) permanecem em São Carlos; e Calisto Ricardo (Moçambique), John Mchiswe (Malawi) e Hannah Larsen (Noruega), em São José dos Campos.

Parceiros locais: Prefeitura Municipal de São Carlos.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.

 

 

Postagens relacionadas