Educadora do Projeto Guri vence primeiro Festival de Marchinhas de Guaratinguetá


Festival de Marchinhas de Guaratinguetá - prêmio

Esther Fietz e Patricia Guimarães: as mais premiadas de Guaratinguetá

A composição “Lenço Molhado”, de Galvão Frade, foi a vencedora do 1º Festival de Marchinhas Carnavalescas de Guataringuetá.  A faixa foi interpretada por Esther Fietz e Patricia Guimarães, dupla mais premiada da noite, que levou também os prêmios de Melhor Intérprete e Melhor Figurino. Participaram da disputa, 26 composições de várias cidades. A final do concurso ocorreu no dia 21 de janeiro, na Praça Condessa de Frontin, e nem a chuva atrapalhou a festança dos foliões.

“Galvão nos convidou para defender a marchinha dele e ficamos muito felizes”, disse Esther Fietz, educadora de violoncelo e contrabaixo no Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro – dos polos Lorena e Guaratinguetá. “Escolhemos um figurino que combinasse com as marchinhas. Temos muitas fantasias, pois aqui na região tudo gira em torno do Carnaval. É maravilhoso!”, declarou Esther.

Esther e Patricia são integrantes das bandas Despirocadas e Cianinhas, grupos formados só por mulheres, com músicas autorais ou de colegas da região.  O primeiro grupo é exclusivo de marchinhas; o segundo, mistura baião e coco.

Nascida em Joinville/SC, Esther tocou em várias orquestras até que, em 2013, foi convidada para tocar contrabaixo elétrico na Banda Cianinhas, apaixonou-se pela música popular da região de São Luiz do Paraitinga e fez as malas. Atualmente, a educadora mora em Lagoinha e está no Projeto Guri há cinco anos.

Patricia nasceu em São Luiz do Paraitinga, convive com o Carnaval desde cedo e começou a tocar trompete da corporação musical da cidade por volta dos 12 anos. O trabalho com violão, voz e composição veio logo depois.

Galvão Frade é articulador cultural e um dos compositores mais conhecidos de São Luiz do Paraitinga.

O festival tinha como objetivo o fortalecimento do Carnaval de rua e das marchinhas regionais, além de revelar talentos e proporcionar alegria aos foliões do município.

Conheça os finalistas do concurso do 1º Festival de Marchinhas Carnavalescas de Guaratinguetá:

1º colocado: “Lenço Molhado”, de Benedito Galvão Frade Jr. (São Luiz do Paraitinga)

2º colocado: “No Embalo da Viola… Virei”, de Wagner Leandro Ribeiro (Pindamonhangaba)

3º colocado: “Marcha do Bloco do Mané”, de Manoel Carlos Guimarães Martins (Guaratinguetá).

Troféu Melhor Torcida: “Fabula do Brejo (A Bruxa)”, representado por Maria Sônia Tereza Pereira Faria Barbosa (Paraibuna)

Troféu Melhor Intérprete: “Lenço Molhado”, por Patricia Guimarães e Esther Fietz (São Luiz do Paraitinga)

Troféu Melhor figurino: “Lenço Molhado”, para Patrícia Guimarães e Esther Fietz