Duo Ouribá e Nego Bala participam da final do Imagine Festival, na Bélgica


Nego Bala e duo

Duo Ouribá e Nego Bala, ex-integrantes do Projeto Guri, na final internacional do Imagine
Fotos: Chussei Jukemura

As meninas do Duo Ouribá e o MC Nego Bala participarão da etapa final do Imagine Festival evento que será realizado na Bélgica, dia 4 de setembro, a partir das 14h, no horário de Brasília. Os artistas, que venceram a última edição brasileira do festival, em 2019, na cidade de São Paulo, se apresentarão de modo virtual, em decorrência das restrições de entrada no país europeu. Para acessar, basta entrar no site  https://www.imaginemusicexperience.net/.

Os shows da dupla e do MC foram produzidos pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição gestora do Imagine Brazil, entre outros programas culturais. O festival é voltado para jovens músicos, contempla a todos os gêneros musicais e acontece no Brasil desde 2015.

Criado pela Jeunesses Musicales International (JMI), maior ONG de música para jovens do mundo, o Imagine ocorre em cerca de 10 países. No Brasil, o concurso permite a participação de solistas ou grupos de até 8 pessoas, entre 13 e 21 anos, residentes no Estado de São Paulo. Além de valorizar a mistura de estilos musicais, o festival incentiva o contato com diferentes culturas e a troca de experiências.

Os três músicos brasileiros são ex-alunos do Projeto Guri – maior programa sociocultural do Brasil, gerido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Imagine FestivalSobre os nossos artistas:
Duo de flautas, Ouribá foi o ganhador do primeiro lugar na edição 2019. A dupla é composta por Gabriela Gaspar Mauricio e Karina Alves Américo, alunas do Grupo de Referência do Projeto em Bauru; e do Conservatório Musical, de Tatuí. Para a apresentação na etapa final nacional a dupla apostou em composições inéditas de Paulo Maia, músico bauruense. “Conversamos com o Paulo Maia e ele aceitou desenvolver um repertório para o Imagine. Ele é como um padrinho para nós. Para a competição na Europa, pretendemos seguir a mesma linha e contar com as composições do artista”, revelou Gabriela Gaspar. A dupla recebeu uma oficina de orientação para a final Internacional com o flautista Toninho Carrasqueira.

O segundo lugar na etapa nacional de 2019 foi conquistado pelo MC Nego Bala. Marcelo Abdinego Justino Generoso, o Nego Bala, canta funk há 11 anos, é produtor e roteirista. Apresentou-se em eventos como a Virada Cultural, e em espaços como Mundo Pensante e Baixo Augusta. Uma de suas músicas, “Buraco no Céu”, entrou no curta “Brasil Impossível”, filme em que divide a trilha sonora com um clássico de Caetano Veloso.

“É a primeira vez que participo de um concurso e eu gostei do modelo, de como eles colocaram os jurados no meio da plateia. Não esperava estar entre os três (vencedores), mas foi uma vitória que não é apenas minha, mas de todos os garotos da comunidade que lutam e sonham com conquistas diariamente. Por isso, foi mais do que um prêmio, foi uma injeção de autoestima”, afirmou o artista.

Para a apresentação na Europa, o jovem promete novidades. “Quero aprimorar os concertos e afinações. O MC recebeu uma oficina preparatória de canto e performance de palco de Léo Corrêa.

Nego Bala dá palestras em escolas e instituições, conscientizando e estimulando os jovens de periferias e os internos da Fundação CASA. O músico compartilha sua história como ex-morador da Cracolândia (região da capital paulista) e ex-aluno do Projeto Guri na Fundação CASA, e como superou uma série de obstáculos.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.
Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.
Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos:
Sky e Supermercados Tauste.
Patrocinadores Institucionais da Sustenidos
: Microsoft e VISA.

Sobre o Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 850 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelo Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

Postagens relacionadas