#diadedoar – Sabia que você também pode contribuir com a manutenção do Projeto Guri?


#diadedoar

Em 23 anos de existência, o Projeto Guri transformou a vida de mais de 700 mil crianças e jovens por meio de cursos gratuitos de música, tornando-se o maior programa sociocultural do Brasil – atualmente com 335 polos de ensino, em 279 municípios.

O sucesso é resultado da soma dos talentos e do empenho de muitos envolvidos: dos alunos, apaixonados pela música; das famílias, que acompanham com entusiasmo; dos educadores, que ensinam com dedicação; dos funcionários que cuidam para que cada detalhe da aula funcione e de empresas parceiras e ajudam o Governo do Estado a financiar esses sonhos e torná-los realidade. E você também pode contribuir para a manutenção e crescimento do Projeto aderindo à campanha nacional #diadedoar.

 

Para quem ainda não conhece, a ação é um movimento global e foi realizada pela primeira vez no Brasil em 2013. O #diadedoar (celebrado em 27 de novembro) é organizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização formada por indivíduos e organizações que promovem a cultura de doação no País. Ou seja, se você gosta de música, sempre quis tocar um instrumento ou se identifica com a causa do Projeto e gostaria de contribuir, esse é um bom momento!  Confira abaixo as opções existentes para realizar essa contribuição e entre na campanha:

Doação Direta: É possível escolher o valor que desejar, seja por boleto, transferência bancária ou cartão de crédito e por meio do PagSeguro, realizando a doação em um ambiente totalmente confiável. http://www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao/pessoa-fisica/doacao-direta/;

Nota Fiscal Paulista: Também é viável destinar a receita da NFP para o Projeto. Basta juntar as notas sem CPF, entrar no site da Nota Paulista, selecionar o Guri entre as entidades cadastradas e preencher os dados. Um gesto simples, mas que pode contribuir muito com a causa. Baixe o aplicativo da Nota Fiscal Paulista e cadastre seus cupons fiscais. Android (http://bit.ly/2F2BBag ) e iOS ( https://apple.co/2F3yV8F );

Imposto de Renda: Para quem faz a declaração na modalidade completa, é permitido destinar até 6% do seu imposto devido para o Projeto. Quem doar até o último dia útil do ano corrente, pode incluir a doação na declaração do IR do ano seguinte (apenas se for na modalidade Completa, e não na Simplificada). O valor total das contribuições feitas dentro do ano fiscal (ou seja, do primeiro ao último dia útil do ano) deverá ser lançado no campo de doações efetuadas. Quem selecionar essa opção precisará preencher o valor doado e o número do Recibo de Mecenato que receberá do Guri. A vantagem é que além do bem que a doação fará, 100% do valor dedicado pode ser deduzido, desde que não ultrapasse 6% do valor total do IR devido. O ressarcimento da quantia doada ocorre no ano seguinte (por restituição do IR), no caso do contribuinte com IR retido na fonte. Quem faz a declaração simplificada também pode contribuir para o Guri, mas não terá o valor deduzido na sua restituição. http://www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao/pessoa-fisica/doe-ir/;

Loja virtual:  O Projeto Guri possui uma loja virtual na qual são comercializados produtos com a sua marca. A compra de camisetas, canecas e outros acessórios tem parte da renda revertida diretamente para o programa. https://www.lojaguri.com.br/;

Causas Visa:  A cada transação com cartão Visa, a empresa doa um centavo direto para uma entidade social, e a Amigos do Guri é uma delas! Basta acessar o site “Causas Visa”, escolher a causa “Crianças e Adolescentes” e fazer um cadastro rápido. A Visa faz a doação a partir de suas transações. E não se preocupe, o dinheiro doado sairá da Visa. Nada de custos para você. https://vaidevisa.visa.com.br/causas/crianca-adolescente/projeto_guri.

Independente da opção escolhida, a doação é muito importante para o Projeto e permite que o programa continue beneficiando os alunos que fazem parte do programa.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria de Cultura que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 710 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.