Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Diga não

Comprometido com a promoção e a garantia de direitos, o Projeto Guri adere à campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído como 18 de maio, com uma série de atividades.

O maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, fará diversas atividades socioeducativas e apresentações nos polos Itaberá, Nova Europa, Clementina, Alto Alegre, Ouroeste, Orindiúva e Guareí, com a intenção de chamar a atenção para essa causa.

De acordo com Francisco Rodrigues, diretor de Desenvolvimento Social da Amigos do Guri, a sociedade pode contribuir com a campanha. “As pessoas têm que se informar e estender a rede de relacionamentos. Não podemos ficar calados diante de casos de crianças e adolescentes abusados sexualmente ou mesmo vítimas de qualquer tipo de violação de direitos”, diz.

Como denunciar – As denúncias de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas no conselho tutelar mais próximo ou por meio do Disque Denúncia Nacional – Disque 100, serviço de utilidade pública que recebe e encaminha denúncias de violências contra meninos e meninas.

Confira a programação abaixo dos eventos gratuitos e abertos ao público:

Polo Itaberá
Ação: Caminhada contra o abuso, partindo da Escola Leôncio Pimentel até a Praça Amador Pereira, às 9h. No período da tarde, os alunos se apresentarão no hall de entrada da Câmara Municipal, às 13h30.
Quando: dia 18 de maio
Horário: às 13h30
Local: Câmara Municipal de Itaberá
Endereço: R. Josefina Silva de Mello, 550 – Itaberá/SP

Polo Nova Europa
Ação: Caminhada contra o abuso, com faixas e cartazes saindo da escola Prefeito Francisco Metidiere; às 8h; a atividade será concluída com apresentação na escola.
Quando: dia 18 de maio
Horário: às 8h30
Local: Escola Prefeito Francisco Metidiere
Endereço: R. 12 de Outubro, 100 – Nova Europa/SP

Polo Clementina
Ação: Caminhada contra o abuso, com faixas e cartazes saindo da EMEF Maria Conceição de Souza, percorrendo a R. João Francisco Vasques, ao som do samba-enredo ‘Batucada’ entoado por alunos de percussão.
Quando: dia 17 de maio
Horário: às 9h
Local: EMEF Maria Conceição de Souza
Endereço: R. Santa Catarina, 152 – Clementina/SP

Polo Alto Alegre
Ação: Caminhada contra o abuso, saindo da EMEF Professor Sussumi Ivana com o grupo de percussão tocando fanfarra durante o trajeto até o Salão Paroquial, no centro da cidade. No salão, os alunos de coral cantarão algumas músicas sobre o tema.
Quando: dia 18 de maio
Horário: às 8h
Local: Salão Paroquial
Endereço: Av. Dr. Alcir Alves Leite, s/nº – Alto Alegre/SP

Polo Ouroeste
Ação: Caminhada contra o abuso pela avenida dos Bandeirantes, saindo da Praça da Matriz, cantando um grito de guerra de alerta a abusos, até a prefeitura.
Quando: dia 18 de maio
Horário: às 9h
Local: Praça da Matriz
Endereço: R. Bartolomeu Bueno,340-446 – Ouroeste/SP

Polo Orindiúva
Ação: Caminhada contra o abuso, saindo da Escola Estadual Antônio Marin, até o Anfiteatro Municipal Diorandes Alconci de Oliveira, onde os guris se apresentarão.
Quando: dia 17 de maio
Horário: às 8h
Local: Anfiteatro Municipal Diorandes Alconci de Oliveira
Endereço: Av. José Nunes dos Santos, s/nº – Orindiúva/SP

Polo Guareí
Ação: Os guris apresentarão as músicas ‘Canção da Paz’ e ‘Maria, Maria’, entre outras.
Quando: dia 18 de maio
Horário: às 10h e às 14h30
Local: Praça da Matriz
Endereço: R. São João, 305-391 – Guareí/SP

Faça bonito 2

Sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado em homenagem à Araceli Cabrera Sanches, uma menina de 8 anos que foi sequestrada, drogada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo. O crime bárbaro nunca foi punido, mas suscitou uma discussão em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas se reuniram na Bahia em um evento organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA) e a ECPAT (organização internacional que combate à exploração e o turismo sexual). A data foi instituída oficialmente em 2000, por meio da lei 9.970, art.1º, projeto de autoria de Rita Camata, então deputada federal, como forma de reafirmar o compromisso da sociedade brasileira em preservar nossas crianças e adolescentes desse tipo de crime. O desenho de uma flor, que lembra uma arte infantil, é o símbolo da campanha.

Confira o vídeo que os alunos no Polo Ipiguá fizeram para a campanha de 2017:


Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.

 

 

 

 

 

Postagens relacionadas