Dia do Índio: respeito e admiração na visita dos Guris aos colegas da Aldeia Vanuíre


WhatsApp Image 2017-04-18 at 13.50.42

O convívio dos índios entre os outros povos é algo comum na cidade de Arco-Íris. O polo do Projeto Guri na cidade, por exemplo, tem 12 representantes da etnia. Mesmo assim, sua cultura é pouco conhecida, mantendo-se como objeto de mitos e curiosidades. Para estreitar as relações, o Guri e a Aldeia Vanuíre promoveram um intercâmbio cultural no dia 18 de abril.

O encontro ocorreu na Escola Estadual Índia Vanuíre, na cidade de Arco-Íris/SP, na região de Marília. Para homenagear o Dia do Índio, 41 Guris de percussão e violão apresentaram as músicas O Trenzinho do Caipira, Amei Te Ver, Samba Lelê e Mix Baião, sob a regência dos educadores Fernando Lima da Silva e Edson Duarte Simões. Na ocasião, uma professora da aldeia contou a história da tribo, suas tradições e seus costumes.

“Nossos alunos indígenas são muito educados, mas bastante reservados também. Alguns colegas ainda achavam que eles moravam em ocas, como antigamente. Foi um encontro maravilhoso. Eles se sentiram respeitados e valorizados”, disse Regiane Pereira Pessoa, coordenadora do polo Guri em Arco-Íris.

Veja como foi o encontro:

Postagens relacionadas