Criativa, ousada e vencedora. Essa é a nossa guria!!!!
Publicado em 27/04/2016


Viviane Nukamoto dos Santos, uma garota de 16 anos, resolveu transformar em música sua trajetória de nove anos no Projeto Guri. E não é que a ideia deu certo? A estudante do Polo Regional de Araçatuba venceu o Concurso de Composição Musical com a música Minha História.  Essa é a primeira vez que ela participa de uma seleção dessa natureza, mas tem outras criações iniciadas e está determinada a seguir carreira na música. Bem, no caminho ela já está!

Viviane Nukamoto dos Santos

O que Viviane ganha com o Concurso? A gente conta. A composição será arranjada por um profissional e gravada em estúdio. O resultado do trabalho será convertido em uma animação gráfica exibida em eventos comemorativos ao longo de 2016, incluindo o show especial de 21 anos do Projeto – na capital paulista, dia 2 de dezembro –, além de ilustrar o site e as Mídias Sociais da Amigos do Guri.

Fã de rock, a jovem curte visual básico, com camiseta, calça jeans e tênis. Porém, quando o assunto é música, o papo é sério. Viviane apresentou uma composição madura, coerente com sua proposta de registrar a própria evolução dentro do Guri, projeto no qual participou por mais da metade de sua vida.

Saiba que escolher o vencedor não foi fácil. Os jurados tiveram a missão de avaliar 236 trabalhos, entre música instrumental e canção (com letra).  Muitas inscrições foram de grupos e duplas. Dentre os 10 finalistas, para que você tenha uma ideia, quatro ousaram criar e exibir uma composição individual.

A garota já produziu outros trabalhos para sua banda, a Tribute. A inspiração vem de fatos do cotidiano e de situações que ela presencia. “Começo sempre imaginando como seria a música inteira, imagino melodias, harmonias, ritmos… E para facilitar esse processo, gosto de imaginar os timbres formados pela junção dos instrumentos”, explica a menina com potencial de artista (dos bons!).

Saiba mais sobre nossa campeã:  

O que te motivou a participar do Concurso? Já tinha participado de algum concurso desse tipo?
Já participei do Imagine Brazil 2015 com minha banda e do Guri Consciente, mas nunca havia participado de um concurso sozinha e exclusivamente de composições. Gosto muito de criar melodias, mas nunca havia exposto antes. Nas aulas, acabei tocando uma de minhas músicas, onde alguns amigos e também o professor ouviram. Disseram ser algo interessante e me incentivaram a participar do concurso, eu topei.

Há quanto tempo você é a aluna do Guri?
Já são 9 anos de Guri.

Você compõe faz tempo? Se sim, quantas músicas já compôs? São todas instrumentais?
Gosto de compor melodias, porém, a única música instrumental que conclui foi essa, Minha História. Já compus outras músicas para minha banda. Concluídas, até o momento, são duas. 

Tem algum estilo musical preferido para compor?
Geralmente componho músicas no estilo rock.

Conte um pouco sobre seu processo criativo para compor músicas (o que te inspira, o que te ajuda, como começa…)
Costumo me inspirar em fatos do cotidiano, situações pelas quais passo, ou que presencio alguém passar. Começo sempre imaginando como seria a música inteira, imagino melodias, harmonias, ritmos… E para facilitar esse processo, gosto de imaginar os timbres formados pela junção dos instrumentos.

Você comentou na inscrição que a música Minha História reflete sua linha do tempo no Guri, como você fez para traduzir esse tema em elementos musicais?
Dividi a música em três partes. Dou início a música com um ritmo mais lento e uma melodia mais simples, onde o solo pertence a viola erudita, simbolizando minha entrada no Guri e o início dos meus aprendizados. No decorrer da música, já na segunda parte, a viola ainda continua com o solo, que agora já é um pouco mais elaborado, que simboliza meu avanço de turma, minha maior habilidade com o instrumento e a teoria. Ainda na segunda parte, a guitarra toma o lugar da viola, e passa a fazer a melodia principal. Nesse momento, há uma mudança rítmica instrumental, onde a música se torna mais agitada e demonstra maior habilidade musical, e a minha evolução na música. Finalizando a segunda parte, faço uma espécie de reggae, que foi uns dos ritmos mais interessantes que aprendi no Guri. Na terceira parte, encerro a música com o violão erudito, usando acordes que deixam a sensação de algo inacabado, para simbolizar o não término de Minha História.

Como você se sentiu quando saiu o resultado?
Não conseguia acreditar. Fiquei extremamente feliz e satisfeita.

Como premiação será criada uma animação a partir da música, ou seja, a sua composição será traduzida em imagens gráficas. Quando você a compôs ou quando você a toca quais imagens que te vem à mente?
Relembro toda minha trajetória, minhas apresentações, as aulas, ensaios, imagino tudo acontecendo novamente.

Quais são seus sonhos em relação à música?
Sonho em conseguir cursar uma faculdade de música, quero seguir com a carreira, pretendo ser professora e também manter minha banda, sendo guitarrista.

 

Confira abaixo a música de nossa vencedora: