Confira os eleitos para o MOVE – Musicians and Organizers Volunteer Exchange


Movers 2019

Jhenifer Nayara Alonso Costa, Meliely Francine Sousa, Luana Paula Carvalho Silva, Mariana Duarte da Silva, Wannie Ramos e Rafael Aparecido Soares  são os brasileiros escolhidos para a próxima edição do MOVE – Musicians and Organizers Volunteer Exchange – intercâmbio musical e cultural na Noruega, Malawi e Moçambique.

Os participantes são alunos, ex-alunos e empregados do Projeto Guri. A jornada será de agosto de 2019 até junho de 2020. Em breve, os seis jovens voltarão à sede da Amigos do Guri (organização social de cultura que administra o Projeto Guri)  para alinhar os detalhes da viagem.

Os eleitos passarão os primeiros 15 dias de intercâmbio no processo de capacitação em Oslo, na Noruega, ao lado de jovens de diversas áreas. O período de integração visa a prepará-los para melhor entendimento da sociedade onde atuarão como voluntários e dos conceitos que estruturam o MOVE e a FK Norway – Fredskorpset – forças de paz da Noruega.

Após essa imersão, cada dupla seguirá seu destino: Jhenifer Nayara Alonso Costa e Meliely Francine Sousa na Noruega (na cidade de Melhus);  Luana Paula Carvalho Silva e Mariana Duarte Silva irão para o Malawi (Lilongwe); Rafael Aparecido Soares e Wannie Ramos serão recebidos em Moçambique (Maputo).

No Malawi e em Moçambique, o programa de voluntariado será realizado por meio da participação em festivais de música, competições, workshops e capacitações em áreas de música, saúde, cultura e questões sociais. Na Noruega, os intercambistas brasileiros selecionados atuarão como voluntários na Escola TrØndertun Folkehøyskole, uma escola secundária pública de artes, incluída como parceira da JM Norway em 2015 e que oferece cursos de pop, rock, engenharia de som e dança e está situada em Trondheim.

Os seis escolhidos passaram por entrevista e testes, e foram eleitos segundo os seguintes critérios: responsabilidade, habilidade musical, comunicação e atributos pessoais. Dez candidatos participaram da fase de seleção.

Musicians and Organizers Volunteer Exchange (MOVE) é um programa de intercâmbio criado pela JM Norway, membro da JMI – Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países), em parceria com a instituição musical Music Crossroads, do Malawi e de Moçambique. Seu objetivo é o desenvolvimento da prática musical internacional.

 

 Os eleitos:

Jhenifer Nayara Alonso Costa: ex-aluna do Projeto Guri no Polo Piracicaba, a jovem tem 20 anos, canta e toca dois instrumentos: flauta transversal e ukulele. É estudante do Conservatório Musical de Tatuí há cinco anos.

Luana Paula Carvalho Silva: da cidade de Piracicaba, Luana tem 24 anos, fez licenciatura em música e está no quinto ano do curso de MPB/jazz do Conservatório de Tatuí. Toca violão, percussão, bateria, sanfona e pratica o canto.

Mariana Duarte da Silva: caçula da turma, Mariana tem 18 anos, toca violão e guitarra elétrica. A jovem estuda no Projeto Guri de Santos desde 2014 e na Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão, onde fez o curso de violão erudito há seis anos.

Meliely Francine Sousa: ex-aluna do Polo Batatais, Meliely tem 25 anos, canta e toca teclado, e também é fotógrafa e produtora audiovisual. Participa da dupla Meli e Meliê, Banda Feira de Mangaio, Banda Juliano Camargo & Cia e do Coro M’Bai-ta-tá.

Rafael Aparecido Soares: integrante do Duo Martins Soares, o músico de 20 anos é educador do Polo Sabino e da Escola Municipal de Educação Infantil. Soares estudou música no Polo Álvaro de Carvalho por oito anos.

Wannie Ramos: fundadora do ponto de cultura CasAzul, Wannie tem 22 anos, desenvolve trabalhos voluntários (arte para crianças), toca saxofone, ukulele, violão e percussão. Estudou música por cinco anos Polo Ribeirão Preto.

 

 

 

Postagens relacionadas