Confira os nomes dos seis eleitos para o MOVE – intercâmbio cultural e musical


Gabriel da Silva Andres, Leonardo dos Reis Martins, Lucas D’Alessandro Ribeiro, Maria Fernanda Zucchi Pombalino, Miriam Momesso e Otavio Antoniacci Neto são os brasileiros escolhidos para a próxima edição do MOVE – Musicians and Organizers Volunteer Exchange – intercâmbio musical e cultural na Noruega, Malawi e Moçambique.

Os participantes são alunos, ex-alunos e empregados do Projeto, com idades entre 18 e 24 anos. A jornada será de agosto de 2018 até junho de 2019. Em breve, os seis jovens voltarão à sede da Amigos do Guri (organização social de cultura que administra o Projeto Guri)  para alinhar os detalhes da viagem.

Os eleitos passarão os primeiros 15 dias de intercâmbio no processo de capacitação em Oslo, na Noruega, ao lado de jovens de diversas áreas. O período de integração visa a prepará-los para melhor entendimento da sociedade onde atuarão como voluntários e dos conceitos que estruturam o MOVE e a FK Norway – Fredskorpset – forças de paz da Noruega.

Após essa imersão, cada dupla seguirá seu destino: Gabriel e Otavio na Noruega (na cidade de Melhus); Leonardo e Maria Fernanda irão para o Malawi (Lilongwe); Lucas e Miriam serão recebidos em Moçambique (Maputo).

No Malawi e em Moçambique, o programa de voluntariado será realizado por meio da participação em festivais de música, competições, workshops e capacitações em áreas de música, saúde, cultura e questões sociais. Na Noruega, os intercambistas brasileiros selecionados atuarão como voluntários na Escola TrØndertun Folkehøyskole, uma escola secundária pública de artes, incluída como parceira da JM Norway em 2015 e que oferece cursos de pop, rock, engenharia de som e dança e está situada em Trondheim.

Os seis escolhidos passaram por entrevista e testes, e foram eleitos segundo os seguintes critérios: responsabilidade, habilidade musical, comunicação e atributos pessoais. Doze candidatos participaram da fase de seleção.

Musicians and Organizers Volunteer Exchange (MOVE) é um programa de intercâmbio criado pela JM Norway, membro da JMI – Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países), em parceria com a instituição musical Music Crossroads, do Malawi e de Moçambique. Seu objetivo é o desenvolvimento da prática musical internacional.

Atualmente, participam do intercâmbio os brasileiros Karoline Ribas e Gabriel Fabiano, no Malawi; Renan Castro Dias e Marcelo Brito, em Moçambique; e Igor Crecci e Cintia Galan, na Noruega. Aqui no Brasil, os estrangeiros moram e desenvolvem atividades em duas cidades paulistas: Valentino Salimo (Moçambique), Waliko Gondwe (Malawi) e Kristoffer Dokka (Noruega) permanecem em São Carlos; e Calisto Ricardo (Moçambique), John Mchiswe (Malawi) e Hannah Larsen (Noruega), em São José dos Campos.

Saiba quem são os escolhidos:

Nome Idade Relação com o Projeto Guri Cidade de origem País do intercâmbio
Gabriel da Silva Andres 19 Ex-aluno Valparaíso Noruega
Leonardo dos Reis Martins 23 Assistente de Polo São José do Rio Preto Malawi
Lucas D’Alessandro Ribeiro 23 Educador Lençóis Paulista Moçambique
Maria Fernanda Zucchi Pombalino 24 Ex-aluna Campinas Malawi
Miriam Momesso 18 Aluna do Grupo de Referência Rio Claro Moçambique
Otavio Antoniacci Neto 23 Ex-aluno Jaguariúna Noruega

 

Parabéns aos selecionados!

Saiba mais sobre o intercâmbio no blog do MOVE.

Enquanto isso, acompanhe o programa em Moçambique:

 

Postagens relacionadas