Foto de aluno do Grupo de Referência do Projeto Guri em Sorocaba

Comemoração de 18 anos


Olha aí os nossos Guris…

Um menino serelepe rodeava a grande mesa com lanches no camarim do Auditório Ibirapuera, na noite do último domingo, 30 de junho. Era Felipe Aguiar de Paula, 12 anos. Tinha as duas mãos ocupadas quando deu essa entrevista: numa, um copo de suco, na outra um doce. Em instantes ele subiria ao palco para tocar, ao lado de outros 30 alunos dos Grupos de Referência de Itaberá e Bauru, formados pelos principais destaques do projeto, com o grupo norte-americano The Rodney Mack Philadelphia Big Brass. As mesmas mãos segurariam um trompete, instrumento que conheceu três anos atrás, ao entrar no Projeto Guri, em Bauru, onde mora. “A música faz bem pra mim, pra minha evolução”, diz Felipe – não mais o menino, o Guri. Ele gosta do espetáculo como um todo, mas não titubeia quando questionado sobre a sua parte preferida: as palmas. “Gosto das palmas.”

“Hoje levaremos vocês a uma espécie de tour por diversos estilos de música diferentes”, garantiu ao público Rodney Mack, o líder do conjunto que leva o seu nome. E assim foi. O repertório incluiu desde composições clássicas de Heitor Villa Lobos e Antonio Vivaldi até o pop rock de Elvis Presley e Michael Jackson. Além das muito aplaudidas “Earth Wind and Fire Medley” e “Aquarela do Brasil”.

Divertidos, os músicos – regidos pela maestrina Emily Threinen, diretora artística do The Boyer College of Music and Dance, da Temple University da Filadélfia – ora davam sérias explicações sobre as interpretações, ora faziam gracinhas, arrancando risadas da plateia. E em várias partes da apresentação exaltaram o convívio que tiveram durante uma semana com os alunos e a equipe do Projeto Guri.

Além de São Paulo, o grupo também se apresentou em Bauru, na sexta-feira, dia 28. O show, que durou cerca de duas horas, lotou o Teatro Municipal e animou o público.

“Para o projeto, completar 18 anos tem um significado muito especial. Além de ser a maioridade, é a idade em que nossos alunos precisam deixar o Guri para, possivelmente, usar a música na vida, seja profissionalmente, seja como hobby ou mesmo como conhecimento geral. Por isso foi uma honra e um momento de muita emoção receber um grupo tão renomado como o The Rodney Mack Philadelphia Big Brass. Certamente foi uma noite para nunca ser esquecida”, afirma Alessandra Costa, diretora executiva do Projeto Guri.

Postagens relacionadas