Classificados para o MOVE 2016


selecionados para participar do intercâmbio MOVE 2016

Após um acirrado processo seletivo, estamos prontos para anunciar quem são os quatro jovens que embarcam para fora do país em janeiro de 2016, rumo ao Musicians and Organizers Volunteer Exchange (MOVE) – intercâmbio musical criado pela JM Norway, membro da JMI – Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países).

Henofrancy Aquiles de Almeida Aquino (25 anos e educador de percussão do polo de ensino de Dracena), Aydan Madureira Schmidt (19 anos, aluno do Grupo de Referência de Santos do Projeto Guri), Eduardo Henrique Scaramuzza Tubaldini (22, educador de percussão do Guri em Campinas) e Ananda Roda de Miranda (21, ex-aluna do Grupo de Referência do Guri de Araçatuba) são os selecionados para viver uma experiência pra lá de interessante em terras distantes.

Os dois primeiros vão para Noruega, enquanto Eduardo e Ananda terão o Malawi como casa durante seis meses, todos participando de diversas atividades musicais, sociais e culturais, como workshops, festivais, competições e capacitações.

Selecionados entre 52 inscritos, os quatro finalistas passaram por uma pré-seleção, seguida de entrevistas e testes, pelos quais foram avaliados segundo os critérios de Responsabilidade, Habilidade Musical, Comunicação e Atributos Pessoais, por uma banca multidisciplinar, composta por um profissional de cada diretoria da Amigos do Guri.

Para Eduardo Scaramuzza, que dá aulas de percussão no polo de ensino do Projeto Guri em Campinas, Nelson Mandela, será uma experiência rica e complementar. Ele já participou de outras iniciativas internacionais do Projeto Guri como o festival Ethnos, na Suécia em 2015. “De verdade, ainda não caiu a ficha. Mas o Malawi era mesmo minha preferência e estou muito feliz por ter sido escolhido para ir para lá, me identifico com a cultura local – já até dei uma boa pesquisa nos costumes e ritmos, principalmente na percussão deles, que me interessa muito. Acho que vai ser um crescimento para minha vida”, afirmou.

Já o também educador Henofrancy Aquino, de Dracena, ficou muito surpreso com a escolha e pretende se aprimorar em percussão erudita e conhecer outras culturas. “Acho que o mais longe que estive foi no Paraguai, mas nunca para esse tipo de vivência. Sempre tive interesse em ir para fora, conhecer outra cultura e colocar em prática o inglês que estudo há anos, então essa é a hora. Acredito que a Noruega deve ter uma percussão erudita, então será algo fora do comum tanto para eles, quanto para mim”, disse.

O aluno da Camerata de Violões de Santos (Grupo de Referência do Projeto Guri de Santos, patrocinado pelas empresas Capitale Energia e Catho), Aydan Madureira, está entusiasmado em conhecer mais de perto estilos como o jazz e possibilidades de improvisações na Noruega. “Estou super feliz, demais, demais, demais! Sempre sonhei em sair do país, conhecer outros lugares e outras pessoas. Tenho uma noção de que os músicos europeus são muito bons em instrumentos eruditos, e com a experiência vou descobrir como interagem com os instrumentos populares também, como o violão. É a primeira vez que viajarei de avião”, contou todo feliz.

Ananda, ex-aluna da Camerata do Guri de Araçatuba (outro Grupo de Referência do Projeto), disse que quando soube da notícia de que havia sido selecionada, quase “teve um treco”. “A gente sempre se inscreve achando que não vai dar em nada, daí quando me ligaram dizendo que eu ia para o Malawi, eu perdi a fala! Gostei muito do destino, pois estava pensando na África mesmo, por talvez me parecer um pouco mais familiar culturalmente. Tenho certeza de que será incrível!”, afirmou a jovem.

A Amigos do Guri é membro da JMI desde 2012 e também está recebendo intercambistas do MOVE. Em São Carlos, no interior do estado, dois jovens músicos noruegueses já estão vivenciando experiências musicais com alunos e educadores brasileiros e, em janeiro de 2016, chegam mais dois jovens de Moçambique.

Postagens relacionadas