projetoguriconvida_alice

Camerata de Violões do Guri homenageia centenário de Caymmi e toca ao lado de sua neta, Alice


Para marcar o centenário de um dos maiores compositores brasileiros, Dorival Caymmi, o Projeto Guri realiza uma apresentação inédita e gratuita em São Paulo. Ao lado da cantora e neta do grande artista, Alice Caymmi, a Camerata de Violões do Guri, de Santos, um de seus 12 Grupos de Referência patrocinados pela Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP, toca, no dia 21 de novembro, às 20 horas, no Teatro Décio de Almeida Prado (Itaim Bibi).

No repertório, com arranjos dos músicos e violonistas Luiz Fidalgo (assistente artístico do Guri) e Marco Pereira, estão canções que Caymmi imortalizou no álbum “Eu Vou pra Maracangalha”. Entre elas: “Samba da Minha Terra”, “Saudades da Bahia”, “Vatapá” e “365 Igrejas”, que ressalta a cultura brasileira do século XVIII, durante o apogeu do ouro.

Ao transitar pelo universo erudito e popular, a Camerata de Violões do Projeto Guri (com alunos de Santos e São Vicente) tem grande experiência com canções da música popular brasileira, assim como Alice, cuja voz lembra a de sua tia Nana. É a primeira vez que este grupo do Guri toca ao lado de um solista de voz, o que deve criar uma interação musical única neste novo concerto.

Como parte do Projeto Guri Convida – ação que proporciona troca de aprendizado entre os alunos em estágio avançado de aprendizado e artistas convidados –, Alice Caymmi realizará uma série de ensaios prévios com os alunos do Guri, promovendo um importante encontro artístico-pedagógico. A apresentação final é resultado desta convivência.  “Ao pensarmos nesta apresentação, a intenção era contar com a participação de um artista que trouxesse um olhar jovial para homenagear Dorival Caymmi, e Alice tem essa característica, além de ter grande personalidade musical, o que contribui muito no processo pedagógico dos guris”, afirma Luiz Fidalgo, assistente artístico de cordas dedilhadas do Projeto Guri e responsável pela organização do espetáculo.

Durante o espetáculo, o público será convidado pelo Projeto Guri a levantar cartões vermelhos contra o trabalho infantil. A iniciativa é parte da campanha internacional Music Against Child Labour (música contra o trabalho infantil), da organização International Labour Organization, que tem como objetivo promover mundialmente a justiça social e o reconhecimento dos direitos humanos e trabalhistas. O Projeto Guri acaba de aderir ao manifesto, criado em 2013, para conectar músicos renomados e organizações musicais, em todo mundo, em torno da causa.  Os envolvidos com a iniciativa promovem concertos musicais para conscientizar a população sobre esse problema global.

Sobre o Grupo de Referência de Santos (Camerata de Violões)

A Camerata de Violões, de Santos, é composta por alunos de Santos e São Vicente, dirigidos pela educadora Deblas Alves. O grupo transita entre os universos erudito e popular com arranjos diversificados e bem humorados. O grupo já participou de apresentações na Sala São Paulo, Teatro Guarany, Palácio das Artes de Praia Grande, Parlamento Jovem Brasileiro e no Colégio Santista, dividindo palco com artistas como Marco Pereira e Quaternaglia. Este ano, o grupo homenageia o centenário de um dos maiores compositores da música brasileira, Dorival Caymmi, tocando na íntegra as canções do disco “Eu vou pra Maracangalha”, de 1957.

Sobre Alice Caymmi

A cantora e compositora Alice Caymmi, de 25 anos, nasceu no Rio de Janeiro. Neta de Dorival Caymmi, a musicista compõe desde os dez anos e começou a cantar aos 12, em participações especiais nos shows de sua tia Nana Caymmi e no trio elétrico da cantora Margareth Menezes, além dos espetáculos de seu pai, o músico, compositor e instrumentista Danilo Caymmi.

Atualmente, a cantora integra a geração carioca de novos artistas, levando na bagagem influências da família Caymmi e na vertente da moderna MPB. Sua música “Diamante Rubi” foi gravada por Nana Caymmi em seu último disco, Sem Poupar Coração. Com a tia, Alice cantou para duas mil pessoas no Vivo Rio, em março de 2012. Além desta, outras experiências marcantes da intérprete foram: o encerramento dos Jogos Panamericanos de 2007, ao apagar a pira olímpica; e a participação no programa “Som Brasil – Dorival Caymmi”, em 2008, interpretando “Nem Eu” e “Sábado em Copacabana”.

O primeiro CD, “Alice Caymmi”, foi lançado em 2012, pelo selo Kuarup (distribuição Sony Music), com repertório quase exclusivamente autoral.  No mesmo ano, a cantora foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira, na categoria Revelação. Desde então, a cantora segue fazendo shows pelo Brasil. Em 2014, Alice aproveitou o centenário do avô para criar o projeto “Dorivália”, um misto de Dorival com Tropicália, gênero musical que influenciou o compositor baiano. Acaba de lançar seu segundo álbum solo “Rainha dos Raios”, no qual, interpreta músicas de Caetano Veloso e Michael Sullivan.

Serviço

Projeto Guri Convida: Alice Caymmi

Homenagem ao centenário de Dorival Caymmi

Data: 21/11, sexta-feira

Horário: 20 horas

Local: Teatro Décio de Almeida Prado – R. Cojuba, 45 – Itaim Bibi, São Paulo

Entrada gratuita: Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência, limitado um por pessoa

Telefone para informações: (11) 3079 3438

Postagens relacionadas