Banda de Música do Projeto Guri recebe o trompetista André de Souza


No dia 30 de setembro, o Projeto Guri realiza mais uma apresentação inédita e gratuita de um de seus Grupos de Referência, a Banda de Música de Bauru – que toca ao lado do trompetista brasileiro André de Souza, no Teatro Municipal de Bauru, às 20h.

Com o intuito de gerar troca de aprendizado para os alunos em estágio avançado de aprendizado, o músico realizará uma série de ensaios prévios com a Banda de Música (patrocinada pelas empresas Capitale Energia e pela Catho), promovendo um importante encontro artístico-pedagógico. A apresentação final é resultado desta semana inteira de convivência.

Regente da Banda Sinfônica Municipal de Bauru e trompete solista na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, André de Souza começou sua carreira na cidade de Bauru e tem vasta experiência em apresentações conjuntas, tendo já sido educador e supervisor educacional do Projeto Guri. “Este novo encontro promoverá uma apresentação diferente e rica, do ponto de vista artístico musical”, afirma Ari Colares, gerente artístico da Amigos do Guri, gestora dos polos de ensino do interior e litoral do estado.

No repertório, o público poderá conferir peças importantes como: “Overture 1812”, de Tchaikowsky, “Concerto Para Dois Trompetes”, de Vivaldi, e “West Side Story “, de Leonard Bernstein, entre outras.

 

Sobre o Grupo de Referência do Projeto Guri de Bauru

O grupo é formado por instrumentos de sopro e percussão. Os sopros se dividem em duas famílias: madeiras – flautas, clarinetes, clarone, saxofones alto, saxofones tenor e saxofone barítono – e metais – trompetes, trompas, trombones, eufônio e tuba. A percussão utiliza uma instrumentação variada, com destaque para o tímpanos, a caixa clara, o bumbo sinfônico, os pratos e os teclados percussivos – glockenspiel, xilofone e vibrafone. Com essa instrumentação, a banda executa um repertório variado, que transita entre o erudito e popular, sob regência do músico Deva Balmant. Já participou de importantes eventos, com destaque para o II Encuentro Internacional de Orquestas y Coros Para El Bicentenario (Argentina 2011) e o concerto no Festival de Inverno de Campos do Jordão (julho de 2012). Além disso, a banda já foi regida pelo maestro José Maurício Galindo (Jazz Sinfônica) e Marcos Sadao (Banda Sinfônica do Estado).

 

Sobre André de Souza

Começou a estudar trompete e teoria aos nove anos, em Bauru, com Paulo César Francisco. Integrou a Banda Marcial do SENAI – Bauru. Com a criação da Banda Sinfônica Municipal de Bauru, em 2001, passou a ser aluno bolsista dessa banda, onde tornou-se chefe de naipe. Em 2011, concluiu o curso superior em Educação Musical pela Universidade do Sagrado Coração (USC-Bauru).  Já integrou a Orquestra Véritas Big Band e participou como bolsista do Festival Internacional de Inverno em Campos do Jordão em 2011 e 2014. Foi educador e supervisor educacional da Amigos do Guri. Atualmente, é regente da Banda Sinfônica Municipal de Bauru e trompete solista na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

 

Serviço – Concerto do Grupo de Referência de Bauru com André de Souza:

Data: 30/09, 4ª feira
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal de Bauru – Avenida das Nações Unidas, 8-9 Centro Bauru SPEntrada gratuita

Postagens relacionadas