Atividades em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente


O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo 05 de junho. A partir de 1981, também se estabeleceu que, neste período, em todo território nacional, se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente, com o objetivo de incentivar a participação de toda comunidade na preservação do patrimônio natural do País.

Aderindo a esta causa, alguns polos de ensino do Guri promoveram, durante esta semana do meio ambiente, atividades socioeducativas ligadas ao tema, com o intuito de reforçar a importância do nosso verde para sobrevivência do homem e de todos os animais.

No dia 1º de junho, o Polo Panorama contou com a presença de alunos e famílias em seu espaço, para uma palestra com os Cabos Aurélio e Irineu, da Policia Ambiental, além de uma oficina de reciclagem de pneus, realizada pela discente de Arte, Aparecida Alexandre do Carmo.

Em Rosana, no dia seguinte, as crianças do polo do Guri foram levadas ao Horto Florestal, para participar de um projeto da CESP – Companhia Energética de São Paulo sobre Educação Ambiental, denominado “Vivências com a Natureza”. Lá, os alunos tiveram um contato mais próximo com a natureza, participando de brincadeiras como: “Que animal eu sou?”, Jogo da Memória, “Descobrindo os Bichos” e Trilha Sensorial. Além disso, eles fizeram um passeio pelo horto, conhecendo todo o processo de reflorestamento. “Os alunos ficaram maravilhados com tanta informação importante e surpreendente sobre a natureza, foi uma experiência ímpar para eles”, afirmou Luzia Arruda, coordenadora do Polo Rosana.

No mesmo dia, o polo de Taciba promoveu uma atividade socioeducativa tendo como tema “Lixo Pode Ser Luxo”. A intenção era apresentar e levantar questões sobre o lixo, reciclagem e reutilização de materiais, tendo em vista a importância de o homem estabelecer uma relação sustentável com a natureza, diante dos recursos naturais disponíveis. Alunos e pais assistiram a um vídeo sobre o tema e depois aprenderam a separar o lixo reciclável. Por fim, todos puderam prestigiar uma exposição feita com lixo reciclado, por um artista da cidade, Marcos Chiquinato.

Ainda dia 02 de junho, a equipe do polo de Ibirá aproveitou a atividade de discussão sobre meio ambiente para também abordar o combate à dengue. O espaço do polo foi decorado pensando nos dois temas, com desenhos e panfletos explicativos, feitos pelos próprios alunos. “Para mim é muito importante ver no rostinho de cada Guri a felicidade ver o espaço decorado, para melhor recebê-los, e também sentir que conseguiram aprender um pouquinho e passar para suas famílias que, além da música, eles também aprendem a ser cidadãos do bem, levando conhecimentos por meio de toda a Rede do Guri”, disse Jonas Queiroz, coordenador do polo de Ibirá.

Em 03 de junho, o polo de Itararé realizou atividade com a ajuda do engenheiro ambiental Achilles Dal Col Neto. O objetivo era ensinar aos alunos maneiras simples de contribuir com o meio em que vivemos, sendo uma delas a separação do lixo. Para isso, o facilitador convidado trouxe vídeos e imagens explicativas sobre como separar o lixo e qual a importância de se fazer isso corretamente. Logo após, os guris foram divididos em cinco grupos para produzirem lixeiras de caixas de papelão, com as cores da coleta seletiva. Uma vez prontas, eles separaram os materiais trazidos pelo engenheiro e educadores, colocando em prática o aprendizado obtido. “As lixeiras agora são utilizadas pelos guris, que realizam a separação do material que utilizam no dia-a-dia aqui no polo”, afirmou Lauren Bandoni, coordenadora do polo de Itararé.

Ainda em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, o Polo João Ramalho realizou uma atividade parecida com seus alunos, abordando a importância da reciclagem, do tratamento e destinação correta de resíduos, conscientizando-os sobre a importância da preservação ambiental para a saúde e o bem-estar de todos. Quem ministrou a palestra “Para onde foi o lixo?” foi o engenheiro ambiental da Prefeitura Municipal, Bruno Sakata.

Após isso, a equipe do polo levou os guris para o Aterro Sanitário Revita Engenharia S.A, em Quatá, onde eles foram recepcionados pelos funcionários Carolina Gajardo e Rafael Lopes Jorge, para explicação de todo processo de armazenamento correto dos resíduos e visita em loco ao aterro.

Postagens relacionadas