Nora Sarmoria faz concerto com GR de Bauru e abre a programação “Guri Convida”


Microsoft Word - Edição - Ordem dos textos_conteudo livreto_RevisaoDeduc_estilo.docx

Nora Sarmoria abre a programação 2017 do projeto Guri Convida

A convite do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – a artista argentina, Nora Sarmoria, se apresentará com alunos e alunas do Grupo de Referência (GR) de Bauru – Banda Sinfônica em um concerto especial do Guri Convida, no dia 21 de junho, às 20h00, no Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”, em Bauru.

O evento abre a programação 2017 do Guri Convida, projeto que irá se estender até dezembro, com 11 artistas de renome, ao lado dos seus 12 Grupos de Referência. Os GRs são orquestras, cameratas e bandas, espalhados por diversas cidades e formados por alunos e ex-alunos do Guri em estágio mais avançado de aprendizado.

Para sua apresentação em Bauru, a pianista, compositora, arranjadora, maestrina, cantora e acordeonista preparou um repertório que contempla o perfil do Grupo de Referência da cidade. Como se trata de uma Banda Sinfônica, ela irá considerar, nas canções escolhidas, as características e potencialidades do grupo. A ideia é que seja capaz de dialogar com esses jovens músicos, ampliando e aprofundando seus conhecimentos e experiências musicais.

Esse é, aliás, um conceito que norteou a escolha de todos os convidados do programa, artistas consagrados, com carreiras consolidadas nacional e internacionalmente, mas que também possuem o diferencial de ser difusores de conhecimento e podem agregar conhecimento a esses jovens músicos em formação. Por isso, além dos concertos, cada artista selecionado também fará uma capacitação de oito horas com educadores da região, oferecendo a oportunidade de ampliar suas referências técnicas e estéticas.

Confira abaixo o repertório do show com Nora Sarmoria:

1 – SUÍTE NORDESTINA
Composição: Maestro Duda

2 – VERDE MADRE (MURGA PORTENHA)
Composição: Nora Sarmoria

3 – MILONGA CROMADA (MILONGA RIO PLATENSE)
Composição: Nora Sarmoria

4 – CALLO Y ESCUCHO (LANDÓ PERUANO)
Composição: Nora Sarmoria

5 – LA MUERTE TE ACECHABA (ZAMBA ARGENTINA)
Composição: Nora Sarmoria

6 – LABERINTOSO (CHACARERA ARGENTINA)
Composição: Nora Sarmoria

7 – NIÑITO DE LA PUNA (VIDALA ARGENTINA)

Composição: Nora Sarmoria

8 – ACACIA (CHACARERA)
Composição: Nora Sarmoria

9 – PLANETA (VIDALA)
Composição: Nora Sarmoria

10 – ANGEL SIN ALAS (CANDOMBE 3/4)
Composição: Nora Sarmoria

11 – CANDOMBAURÚ (CANDOMBE URUGUAIO)
Composição: Nora Sarmoria

Serviço: Guri Convida com Nora Sarmoria
Quando: 21/06 – quarta-feira
Horário: às 20h00
Local: Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”
Endereço: Av. Nações Unidas, 8-9 – Centro, Bauru – SP
Entrada: Gratuita
Evento aberto ao público

Perfil
Nora Sarmoria tem tocado por diversas partes do mundo como solista, em grupo, ou ministrando workshops de ritmos da América Latina em festivais de jazz, teatros e diversos lugares, tais como Japão, Cuba, Peru, Uruguai, Dinamarca, Alemanha, Noruega, Bélgica, Letônia, Estônia, França, Holanda. No Brasil, ministrou workshop de ritmos da América Latina no seminário realizado pelo Projeto Guri em Santos (2016). Além disso, a artista produz seus próprios discos, tocando piano, compondo, arranjando e cantando. Atualmente, ela tem oito discos lançados como solista e seis compartilhados.

Grupo de Referência Bauru – Banda Sinfônica:
Formado por instrumentos de sopros e percussão, executa um repertório diversificado, transitando entre o erudito e o popular. O grupo já participou de importantes eventos, com destaque para o II Encuentro Internacional de Orquestas y Coros Para El Bicentenario (Argentina, 2011). No ano de 2012, apresentou-se no 43º Festival de Inverno de Campos do Jordão, sob a regência do maestro João Maurício Galindo (Jazz Sinfônica) e Marcos Sadao Shirakawa (Banda Sinfônica do Estado de São Paulo). Em 2013, participou da apresentação da The Rodney Mack Philadelphia Big Brass (EUA), sob a regência da maestrina Emily Threinen da Universidade de Temple (EUA), no Auditório Ibirapuera. Em 2014, esteve sob a batuta do maestro Lutero Rodrigues. No ano de 2015, o Grupo de Referência participou do Mapa Cultural Paulista e, vencedor, foi convidado para representar a região de Bauru na fase estadual, em 2016, na capital paulista. Em 2017, acompanhou o clarinetista italiano, Luca Luciano.

Parceiro local: Prefeitura Municipal de Bauru

Postagens relacionadas