Alunos do Projeto participam de oficinas patrocinadas pelo governo da Noruega


Ellen-Martine

Ellen-Martine

O Projeto Guri receberá a norueguesa Ellen-Martine, participante da primeira edição do Move (Musicians and Organizers Volunteer Exchage), programa de intercâmbio para músicos.

Pela segunda vez no Brasil, a violoncelista (acompanhada por uma banda) conduzirá workshops junto aos 80 alunos dos polos Lençóis Paulista, Pirassununga e Dois Córregos, nos dias 27, 28 e 29 de março, das 10h às 17h, respectivamente. A partir das 16h30 os eventos serão abertos ao público.

Além de Ellen, os encontros contarão com um baterista e uma trompetista, além do saxofonista Kristoffer Lippestad, que reside há quase 10 meses em São Carlos e também é integrante do Move.

A visita é financiada pelo governo da Noruega para desenvolver um plano de criação musical e adaptação de arranjos junto a um projeto social em outro país.  Os próprios jovens músicos optaram pelo Projeto Guri.

 

Voltado para turmas avançadas, o workshop será dividido em 4 partes:

  1. Quebrando o gelo – haverá um exercício de perguntas e respostas, no qual trabalharão ritmos e a própria música norueguesa;
  2. Compor/organizar – a partir de uma música, os alunos serão livres para criar arranjos em grupo, com ritmos brasileiros e percussão corporal;
  3. Tocando em conjunto – serão ensinadas músicas adequadas para cada idade e habilidade de cada grupo, com o suporte dos músicos noruegueses;
  4. Desempenho – os noruegueses e os alunos finalizarão com uma apresentação musical, resultado de tudo o que foi trabalhado durante o workshop.

Workshop banda norueguesa em São Carlos

27 de março | 10h às 17h | R. Sete de Setembro, 934, Centro – Lençóis Paulista
28 de março | 10h às 17h | R. Alan Kardec, 412, V. Industrial – Pirassununga
29 de março | 10h às 17h | Av. Helcy Bueno Faulin, 550, Jardim Marina – Dois Córregos

Evento exclusivo para os Guris até às 16h30.
A partir das 16h30 haverá apresentação aberta ao público em geral.

 

MOVE

Musicians and Organizers Volunteer Exchange (MOVE) é um programa de intercâmbio e voluntariado entre as organizações musicais JM Norway, Music Crossroads Malawi, Music Crossroads Moçambique e Amigos do Guri, membros da Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países).

O programa, custeado pelas forças de paz da Noruega (Fredskorpset – FK Norway), envia jovens dos países participantes para intercâmbios com o intuito de desenvolver novas habilidades individuais, interpessoais e culturais, ampliando e enriquecendo também as referências das comunidades onde eles desenvolvem projetos e atividades transformadoras.

Quatorze brasileiros já participaram do intercâmbio entre essas instituições: Jassá Aquino e Aydan Schmidt visitaram a Noruega no primeiro semestre de 2016, período em que os colegas Eduardo Scaramuzza e Ananda Miranda estiveram no Malawi. Em 2017, a Noruega recebeu Guilherme dos Santos e Thales Simões Martins; no Malawi ficou Elias Matarazzo e Vitor Lyra Biagioni. Atualmente, temos seis intercambistas no exterior: Gabriel dos Santos e Karoline Ribas, no Malawi; Renan Dias e Marcelo Brito, em Moçambique; e Cintia Galan e Igor Crecci, na Noruega.

Membro da JMI desde 2012, a Amigos do Guri também recebe os intercambistas: em 2016, estiveram aqui os noruegueses Ellen-Martine e Nikolai Gmachl-Pammer; e os moçambicanos Lalah Mahigo e Vando Infante. Em 2017 foi a vez dos moçambicanos Engristia Irina e Tiger Massuco, além dos noruegueses Sandra Skroedal e Ole Berget. No momento, os estrangeiros moram e desenvolvem atividades em duas cidades paulistas: Valentino Salimo (Moçambique), Waliko Gondwe (Malawi) e Kristoffer Dokka (Noruega) permanecem em São Carlos; e Calisto Ricardo (Moçambique), John Mchiswe (Malawi) e Hannah Larsen (Noruega), em São José dos Campos.

Parceiros locais: Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, Pirassununga e Dois Córregos.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.

 

Postagens relacionadas