Amigos da Guri recebe Slam da Guilhermina em encontro técnico com equipes regionais


Uma batalha de poesia do grupo Slam da Guilhermina fez parte da programação do encontro técnico da Amigos do Guri, no dia 4 de outubro. A reunião, que ocorre semestralmente e conta com a presença de integrantes das 11 equipes regionais, também reuniu profissionais das diretorias educacional e de desenvolvimento social da organização.

A apresentação foi precedida por um debate sobre inclusão social. Tratando de temas como juventude e direitos, a batalha de poemas falados trouxe versos criados por cinco jovens. O recital poético, que teve 90 minutos de duração, contou com as participações de integrantes Emerson Alcalde (líder do grupo e vice-campeão mundial de poesia, em 2014, na França), Uilian Chapéu, Cristina Assunção, Cleyton Mendes e Fernaun Silva.

O objetivo da ação foi inspirar as equipes na implantação do programa Guri Participativo, uma iniciativa que busca estimular a autonomia e a participação ativa de alunos e alunas dentro das salas de aula.

Slam da Guilhermina
O Slam da Guilhermina é um campeonato de poesias faladas, evento que reúne mensalmente cerca de 300 pessoas em uma arena a céu aberto, na Vila Guilhermina – Zona Leste de São Paulo, desde fevereiro de 2012.

Suas regras seguem o padrão dos poetry slam’s espalhados pelo mundo. Em cada apresentação, uma pessoa deve reunir três poemas autorais. A apresentação não pode ultrapassar três minutos e não podem ser utilizados adereços, figurinos ou acompanhamento musical. No caso de empate, os poetas devem apresentar outras criações até o desempate.

Os cinco jurados para avaliação são escolhidos entre o público que frequenta o evento – eles não precisam ter nenhuma formação específica ou conhecimento prévio dos assuntos tratados no torneio. As notas variam de zero a dez, sendo excluídas a menor e a maior nota. A cada edição, um concorrente é sagrado vencedor e todos se encontram na final do ano. O vencedor do Slam BR disputará o mundial em Paris.

O grupo Slam da Guilhermina já se apresentou em diferentes eventos e locais, entre eles a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, a Virada Cultural,  o Centro Cultural São Paulo, além de diversas unidades do Sesc.

 

Sobre a Amigos do Guri

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.