Projeto Guri e da APAE fazem instrumentos a partir de materiais recicláveis


GR de São Carlos

Grupo de Referência de São Carlos – Big Band

Em parceria com intercambistas noruegueses, os(as) alunos(as) do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – ensinam as crianças da APAE São Carlos a construir instrumentos musicais com materiais reciclados. A atividade socioeducativa será realizada no dia 27 de março, a partir das 15h, na própria unidade da APAE, na Vila Marina, em São Carlos/SP.

O objetivo é estimular a criatividade e compartilhar conhecimentos. A ação foi planejada por Sandra Skroedal e Ole Sigvart Berget, intercambistas do MOVE - Musicians and Organizers Volunteer Exchange – instituição parceira do Guri que desenvolveu esse trabalho com os alunos do Grupo de Referência de São Carlos – Big Band.

A atividade será encerrada com breve ‘show’ envolvendo todos os participantes e os instrumentos produzidos, sob regência do educador Rodrigo Murer.

 

MOVE – Musicians and Organizers Volunteer Exchange – tem o objetivo de capacitar jovens voluntários com habilidades em música, fomentando conhecimentos interculturais que contribuem para o desenvolvimento dos participantes e das comunidades filiadas à organização.

Grupo de Referência São Carlos – Big Band – Composto por instrumentos de sopro (madeiras e metais), percussão, bateria, baixo elétrico, teclado e guitarra, o grupo executa um repertório eclético, com a proposta de praticar e difundir a música popular brasileira e internacional. Em 2012, participou da Rio + 20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) e fez um concerto dedicado a Moacir Santos, com arranjos e regência de Rafael dos Santos. No ano seguinte, tocou ao lado de Vinícius Dorin, Nelton Essi, Sidnei Burgani e Fernando Correia. Em 2014, o grupo apresentou-se com o quarteto Eduardo Espasande, César Roversi, Sidnei Burgani e Sergio Cascapera. Em 2015, tocou com o saxofonista Rafael Leme e o guitarrista Fábio Lopes. Os moçambicanos Lalah Mahigo e Vando Infante, intercambistas do Projeto MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), foram os convidados de 2016.

Serviço

Oficina de instrumentos com alunos da APAE
Quando: 27/03 – segunda-feira
Horário: às 15h00
Local: APAE São Carlos
Endereço: Av. Profº Luis Augusto de Oliveira, 465 – Vila Marina, São Carlos/SP
Atividade restrita para alunos da APAE.  

 

 

Postagens relacionadas