Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão é o maior festival de música clássica do país


Integrantes de Bauru e São José do Rio Preto do Projeto Guri foram selecionados como bolsistas para fazer parte da 48ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, nos dias 15, 16, 22 e 23 de julho.

Ao todo, cinco integrantes do Projeto Guri, sendo quatro do Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica e um do Grupo de Referência de São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Friccionadas, foram selecionados para fazer parte da orquestra do evento, que é o maior de música clássica do país. É a edição com mais alunos aprovados no festival até hoje, visto o rigor do processo seletivo. Muitos músicos que passaram pela Orquestra do Festival hoje atuam profissionalmente nas principais sinfônicas e filarmônicas do país e em outros países. Durante as semanas do evento, são preparados repertórios técnico e artisticamente desafiadores.

A 48ª edição do Festival vai até o dia 30 de julho, com mais de 80 concertos em Campos do Jordão e na capital paulista. A Orquestra do Festival, formada pelos bolsistas, faz quatro apresentações, duas regidas por Neil Thomson (Filarmônica de Goiás) e duas por Alexander Liebreich (Orquestra Sinfônica da Rádio Nacional Polonesa), com o barítono Paulo Szot como solista.

 

Confira a programação das apresentações da Orquestra do Festival:

Dia: 15/07
Horário: às 20h30
Local:
Auditório Cláudio Santoro, Campos Do Jordão
Endereço: Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/ SP
Ingresso: R$ 25,00

Dia: 16/07
Horário: às 11h00
Local: Sala São Paulo
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16, Luz – São Paulo/SP
Ingresso: Grátis – Retirada de ingressos a partir de duas horas antes da apresentação, nas bilheterias da Sala São Paulo, limitada a dois ingressos por pessoa e à capacidade do local (verificar de acordo com a apresentação).

Dia: 22/07
Horário: 20h30
Local: Auditório Cláudio Santoro, Campos Do Jordão
Endereço: Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/SP
Ingresso: R$ 25,00

Dia: 23/07
Horário: 11h00
Local: Sala São Paulo
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16, Luz – São Paulo/ SP
Ingresso: Grátis – Retirada de ingressos a partir de duas horas antes da apresentação, nas bilheterias da Sala São Paulo, limitada a dois ingressos por pessoa e à capacidade do local (verificar de acordo com a apresentação).

Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica

Formada por instrumentos de sopros e percussão, executa um repertório diversificado, transitando entre o erudito e o popular. O grupo já participou de importantes eventos, com destaque para o II Encuentro Internacional de Orquestas y Coros Para El Bicentenário (Argentina, 2011). No ano de 2012, apresentou-se no 43º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, sob a regência do maestro João Maurício Galindo (Jazz Sinfônica) e Marcos Sadao Shirakawa (Banda Sinfônica do Estado de São Paulo). Em 2013, participou da apresentação da The Rodney Mack Philadelphia Big Brass (EUA), sob a regência da maestrina Emily Threinen, da Universidade de Temple (EUA), no Auditório Ibirapuera. Em 2014, esteve sob a batuta do maestro Lutero Rodrigues e também acompanhou o clarinetista italiano Luca Luciano. No ano de 2015, o Grupo de Referência participou do Mapa Cultural Paulista e, vencedor, foi convidado para representar a região de Bauru na fase estadual, em 2016, na capital paulista.

 

Grupo de Referência de São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Friccionadas

Esta camerata é composta pelos naipes de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O grupo executa um repertório diversificado com maior enfoque em peças eruditas de diversos períodos da história da música. Em 2011, o grupo recebeu a visita do quarteto de cordas da Sphinx – ONG norte-americana que tem a missão de aumentar a presença de negros e latinos nas orquestras dos EUA – que, durante uma semana, realizou masterclasses, ensaios e concertos com nossos Guris. No ano seguinte, a Camerata retribuiu a visita, apresentando-se ao lado do quarteto, em Detroit. Ela também já tocou ao lado de Alejandro Drago (2013) e foi regida na série de Artistas Convidados pelos maestros Jean Reis (2011) e Arthur Barbosa (2012). Em 2015 apresentou o espetáculo Vozes de Natal, produzido pela TV TEM, afiliada da TV Globo. Em 2016 participou da Virada Cultural Paulista, em Votuporanga.

 

 

Postagens relacionadas