Alunos do Projeto Guri de São José do Rio do Preto e de Araçatuba tocam juntos


Grupo de Referência de Araçatuba.jpg - home

Convidado: Grupo de Referência de Araçatuba

Os moradores do município de São José do Rio Preto poderão conferir, nos dias 07 e 08 de novembro, apresentações gratuitas dos alunos do Projeto Guri - maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

No dia 07, às 15h, na Comedoria do Sesc São José do Rio Preto, ocorrerá a 4ª edição do EmCena de Bandas, evento promovido anualmente e que reúne Guris de diversos municípios de determinada regional administrativa.

Na ocasião, os alunos de guitarra elétrica, baixo e bateria dos Polos Ubarana, Urupês e Onda Verde, pertencentes à Regional São José do Rio Preto, interpretarão músicas nacionais e internacionais.

O repertório será composto pelas canções Wave, de Antônio Carlos Jobim; Anunciação, de Alceu Valença; Sorri Sou Rei, do Natiruts; Can’t Stop, da banda Red Hot Chili Peppers, Magic, do Rude; The Chicken, de Jaco Pastorius; Smoke on the Water, de Deep Purple; Garota de Ipanema e Samba de Uma Nota Só, ambas de Tom Jobim; Blue Bossa, de Kenny Dorham e Blues em Mi, faixa composta pelos alunos e educadores do Projeto Guri.

Já no dia 08, às 14h30, o Teatro Municipal de Potirendaba receberá o Concerto do Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões. O conjunto é um dos 13 grupos musicais formados por crianças, adolescentes e jovens, em estágio avançado de aprendizagem, do Projeto Guri.

Para o evento, os alunos preparam uma seleção com as canções Bransle, de La Torche; Ballet de Michael Praetorius; Air, de Johann Sebastian Bach; Foi Boto Sinhá, de Waldemar Henrique; El Condor Pasa, Tradicional Peruana; A Lenda do Caboclo, de Heitor Villa lobos; Lun-Duo, de Paulo Bellinati; Aurora e Ensemble, ambas compostas pelo Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões.

A abertura do espetáculo será feita pelos alunos da turma de violão do Polo Mirassol que apresentarão as músicas Minueto, de Bach, e Mercedita, de Ramón Sixto Ríos. Ao término do concerto, todos os educadores de cordas dedilhadas e o responsável pelo Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões, o educador Paulo Renato Lourenço, participarão de uma roda de conversa com a plateia para falar sobre o Projeto Guri.

Serviço: EmCena de Bandas
Quando: 07 de novembro
Horário: às 15h
Local: Comedoria do Sesc
Endereço: Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333 – Chácara Municipal de São José do Rio Preto/SP
Entrada gratuita. Evento aberto ao público

Serviço: Concerto do Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões
Quando: 08 de novembro
Horário: às 14h30
Local: Teatro Municipal de Potirendaba
Endereço: R. Ernesto Galbiatti, 440 – Centro de Potirendaba – SP
Entrada gratuita. Evento aberto ao público 

Sobre o EmCena
Com o intuito de aproximar as diferentes culturas que existem no Estado de São Paulo, o Projeto Guri promove anualmente o EmCena, reunindo alunos de diversos municípios de determinada regional administrativa (Araçatuba, Itapeva, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba).

Os encontros EmCena são focados num determinado naipe – percussão, sopro, canto coral, entre outros – e contam também com atividades de integração musical. Os arranjos das canções são desenvolvidos pelos profissionais que trabalham no Projeto Guri e a regência fica por conta dos educadores que atuam junto às crianças e adolescentes.

Sobre o Grupo de Referência Araçatuba – Camerata de Violões
Nascida em 2013, a Camerata interpreta um repertório diversificado, explorando toda versatilidade e riqueza do violão. Destaque para as obras de Francisco Tárrega, Fernando Sor, Heitor Villa-Lobos, Paulinho Nogueira e Enrique Granados. Os integrantes apresentaram-se com a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, ao lado do violonista Edson Lopes (2013), com o Duo Siqueira Lima (2014) e com Fabio Bartoloni (2015).

Patrocinador dos Grupos de Referência: Catho.

Parceiros locais: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e Prefeitura Municipal de Potirendaba

 

Postagens relacionadas