Além da música: Polos da Regional Marília conhecem de perto os benefícios da terra


Aproximadamente 45 alunos do Polo Echaporã e 110 do Polo Ibirarema do Projeto Guri tiveram a oportunidade de participar de uma atividade bastante especial ao longo do ano de 2013. Em parceria com a ONG norte-americana TREES FOR THE FUTURE, que atua em projetos agroflorestais em mais de 50 países, os guris puderam ter um contato maior com a terra, aprendendo a plantar e colher seus frutos.

Com o nome Moringa Oleífera: A Árvore da Vida – pelo fato de usarem desta planta para embasar todos os conceitos apresentados pela representante da ONG, Fernanda –, a ação socioeducativa teve o objetivo de criar uma consciência ambiental nos alunos e estimular a prática de uma alimentação mais rica, balanceada e saudável. Também conhecida como Acácia Branca, a Moringa apresenta um altíssimo valor nutricional em suas folhas e frutos e, por isso, foi introduzida aos pequenos.

Para melhor condução da atividade, as Supervisoras de Desenvolvimento Social da Regional Marília optaram por dividi-la em três etapas. Num primeiro momento, os guris foram instruídos quanto à preservação do meio ambiente e como cada um pode contribuir para amenizar seus impactos. Depois, em agosto, eles colocaram a “mão na terra” e montaram canteiros de Moringa Oleífera no espaço de seu polo, aprendendo a semear, regar e colher, futuramente, seus frutos. E por fim, as crianças receberam mais uma visita da Fernanda, para fazer uma deliciosa receita de bolo, utilizando folhas secas da Moringa.

E com a grande ajuda das equipes de ambos os polos, o resultado foi um sucesso. A Gerente de Meio Ambiente de Echaporã, juntamente com a primeira dama do município, também quiseram se aproximar do projeto e estiveram no polo de ensino para conhecer os canteiros e saber mais sobre o que foi desenvolvido ali. O Coordenador do Polo Echaporã, Everton, foi convidado a falar sobre a iniciativa em uma Audiência Pública sobre meio-ambiente, realizada na cidade em 06 de Setembro.

E quem acha que a atividade teve fim por aí está enganado. As plantas continuam crescendo e sendo cultivadas pelos guris, que já estão colocando em prática tudo o que vivenciaram nesta rica experiência ecológica e de vida.

 

 

 

Postagens relacionadas