Alba Bomfim rege dois concertos do Projeto GURI de Presidente Prudente


O Projeto GURI no Interior e Litoral – programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – promove temporada de concertos gratuitos dos Grupos de Referência com ênfase na participação de artistas convidadas. A regente Alba Bomfim se apresentará com o Grupo de Referência de Presidente Prudente – Orquestra Sinfônica no dia 5 de outubro, às 15h, no Anfiteatro Municipal Regente Feijó (Rua José Gomes, 558 – Regente Feijó/SP) e no dia 6 de outubro, às 20h, no Teatro Municipal Roberto Lisboa (Rua Quintino Bocaiúva, 749 – Presidente Prudente/SP). O concerto do 6 terá transmissão ao vivo pelo YouTube

Destaque na nova geração de artistas, Alba Bomfim é violoncelista e doutora em regência, com passagem por renomadas orquestras nacionais e internacional. O programa da regente com a Orquestra Sinfônica inclui composições de Cyro Pereira e Leonard Bernstein, entre outros.

Alba Bomfim

Alba Bomfim é Doutora em Regência de Orquestra pela Universidade de Aveiro/Portugal e violoncelista de formação. Foi uma das seis selecionadas pelo Instituto Hart da Ópera de Dallas de Regentes Mulheres de 2017 e vencedora do Prêmio Eleazar de Carvalho para Regentes, em 2009. Rege orquestras no Brasil, Europa e EUA, e foi curadora da Orquestra Filarmônica Virtual do Meio-Norte, projeto da Universidade Federal do Piauí, onde atua como Professora de Regência, Maestra de Orquestra e Coro e Diretora Musical. Em 2022, atua na Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Orquestra Sinfônica da Universidade da Paraíba.

 

Mulheres na Música

A programação de concertos com o protagonismo feminino ocorre de setembro a dezembro, em diversas cidades do Estado. As artistas também farão masterclasses exclusivas para alunos e professores, no próprio espaço do Projeto GURI; e lives, aberta para o público em geral no YouTube.

Alba Bomfim fará uma live sobre usa trajetória  no dia 4 de outubro, terça-feira, às 18h30, pelo YouTube, no link: https://bit.ly/Live_AlbaBomfim

“As mulheres são o grande destaque da programação anual de concertos dos grupos artísticos do Projeto Guri do Interior e Litoral.  Um panorama de solistas e regentes, da música de concerto e popular, com destaque nacional e internacional, realizam residências artísticas quem têm como resultado 26 concertos.
O objetivo é aumentar as referências femininas na música profissional, contexto que ainda é majoritariamente masculino”, explica Ari Colares, gerente artístico da Santa Marcelina Cultura, organização gestora do GURI.

As convidadas Adriana Holtz, Alda Bomfim, Eliana Sulpicio, Élodie Bouny, Fabricia Medeiros, Gê Côrtes, Jane do Bandolim, Juliana Ripke, Maíra Ferreira, Paula Castiglioni, Paola Picherzky, Paula Valente, Rosângela Rhafaella e Sarah Higino compartilham o palco com os Grupos de Referências de Araçatuba (Camerata de Violões), Bauru (Banda Sinfônica), Franca (Camerata de Cordas Dedilhadas), Itaberá (Banda Sinfônica), Jundiaí (Orquestra Sinfônica), Lorena (Coro), Marília (Percussão), Piracicaba (Coro), Presidente Prudente (Orquestra Sinfônica), Santos (Camerata de Violões), São Carlos (Big Band), São José do Rio Preto (Camerata de Cordas Friccionadas), Sorocaba (Coro e Percussão).

 

Grupos de Referência

 

Formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto GURI, os grupos têm papel de referência e motivação para os demais integrantes do projeto. Os Grupos de Referência oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com o estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos integram 381 Guris e Gurias.

Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Grupo de Referência de Presidente Prudente – Orquestra Sinfônica executa obras do período barroco ao contemporâneo. Se apresentou com Jean Reis, Arthur Barbosa e Ariel Britos. Tocou na abertura do Festival de Inverno de Presidente Prudente (SP) e no Festival de Inverno de Londrina (PR). Em 2021 recebeu orientações de Eliane Tokeshi e Fábio Presgrave na produção audiovisual da obra’ Palladio’, de Karl Jenkins.

Apoio ao Grupo de Referência em Presidente Prudente: Prefeitura Municipal de Presidente Prudente.

Apoio para o evento do dia 5 de outubro: Prefeitura Municipal de Regente Feijó

Patrocinador Master: CTG Brasil

 

PROGRAMA

CHEVALIER DE SAINT-GEORGE (1745-1799)
Sinfonia em Sol

MARIANNA MARTINES (1744-1812)
Sinfonia em Do

CYRO PEREIRA (1929-2011)
Suíte Brasiliana nº 1
II. Toada

GUSTAV MAHLER (1860-1911)
Symphony nº 1 [arr. Richard Meyer]
III. Funeral March After Caillot

JOSÉ URSICINO DA SILVA (1935-)
Suíte Nordestina
Adaptação: Glauber Santiago

LEONARD BERNSTEIN (1918-1990)
Mambo
Arranjo: Gareth Glyn and Andrew J. Smith

_ GR Presidente Prudente – Orquestra Sinfônica
Alba Bomfim, regente convidada
Data: 
5 de outubro, quarta-feira
Horário: 
15h
Local: 
Anfiteatro Municipal Regente Feijó
Endereço: 
Rua José Gomes, 558 – Regente Feijó/SP

_ GR Presidente Prudente – Orquestra Sinfônica
Alba Bomfim, regente convidada
Data: 
6 de outubro, quinta-feira
Horário: 
20h
Local: 
Teatro Municipal Roberto Lisboa – Centro Cultural Matarazzo
Endereço: 
Rua Quintino Bocaiúva, 749 – Presidente Prudente/SP
Transmissão ao vivo pelo YouTube

Postagens relacionadas