Guris de São Vicente estreiam a série Charangas da Liberdade, no Museu do Café


Polo São Vicente -  Agenda Bonifácio 3

Integrantes do Guri de São Vicente
que participarão de evento no Museu do Café

Alunas e alunos do Projeto GURI no Interior e Litoral – programa de educação musical e inclusão sociocultural gerido pela Santa Marcelina Cultura – apresentam as Charangas da Liberdade, ações compostas por11 performances musicais que fazem alusão ao bicentenário da independência do Brasil. A programação estreia no dia 25 de agosto, às 12h, no Museu do Café, em Santos/SP, com Guris da cidade vizinha: São Vicente/SP. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral.

As Charangas da Liberdade serão realizadas nos meses de agosto e setembro, por grupos de diversas regiões do Estado de São Paulo. “A ideia é promover um contraste entre o estilo musical e a disciplina militar das paradas de 7 de setembro, por meio de melodias históricas e atuais, em arranjos adaptados para ritmos carnavalescos”, explica Ari Colares, gerente artístico da Santa Marcelina Cultura.

Para o evento de abertura, a apresentação do Polo São Vicente contará com 22 integrantes de sopros e percussão, entre alunos e professores. Em formato de cortejo, no entorno do Museu do Café, os músicos convidarão o púbico a seguir o bloco ao som de ‘Ô Abre Alas’, ‘Sempre-Viva’, ‘O Camaleão’ e ‘Exaltação a Tiradentes’.

Serviço

Grupo: Polo São Vicente
Dia: 25/8/2022
Horário:  12h
Local: Museu do Café
Endereço: R. XV de Novembro, 95, Centro Histórico – Santos/SP
Entrada: gratuita

_______________________________________________________________________

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Santa Marcelina Cultura:  Instituto CCR; WestRock; CTG Brasil; Tauste Supermercados; Novelis; EMS; Valgroup; Cipatex; Grupo Maringá; Arteris; Capuani do Brasil; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Pirelli.

Projeto GURI: O Projeto GURI é um programa gerido pela Santa Marcelina Cultura. Atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em todo o Estado de São Paulo, buscando proporcionar oportunidades de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo, por meio dos seus 384 Polos de Ensino. Desde a criação do Projeto Guri em 1995, já foram atendidas perto de 1 milhão de crianças e adolescentes.

Santa Marcelina Cultura: eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), do Theatro São Pedro e do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação Casa. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do GURI Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas