Imagine Brazil 2016 – competição para todos os estilos musicais


imagine

 vencedor participará da final internacional, em 2017, com todas as despesas pagas

Uma mistura de estilos musicais, somada ao ganho de experiência profissional e o contato com diferentes culturas formam o conceito do Imagine, uma competição internacional de música que desembarca pela segunda vez ao Brasil, em julho deste ano. Criado pela Jeunesses Musicales International (JMI), maior ONG de música para jovens do mundo, e realizado pela Organização Social de Cultura Amigos do Guri – gestora do Projeto Guri, programa de educação musical da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, no interior e litoral do estado – o festival recebe inscrições gratuitas até 25 de agosto.

O Imagine já ocorre em cerca de 10 países e é um festival que permite a participação de solistas ou grupos de até 8 pessoas de todos os gêneros musicais. Interessados têm de 18 de julho a 25 de agosto para realizar sua inscrição pelo site: http://br.imaginefestival.net/. A participação é permitida aos residentes de todo o estado de São Paulo, incluindo capital, interior e litoral, que tenham entre 13 e 21 anos.

Nas três fases eliminatórias, todas realizadas no estado de São Paulo, os participantes serão avaliados em quatro quesitos: qualidade musical e interpretação; comunicação e carisma; originalidade e repertório; e preparação. A pré-seleção faz parte da primeira rodada da competição e será feita por um comitê interno da Amigos do Guri e membros do Júri. Serão analisados o formulário de inscrição e a mídia MP3 enviados pelos inscritos. Ao todo, serão selecionados até 50 grupos ou artistas para competir ao vivo nas semifinais, que ocorrerão entre setembro e outubro, nas cidades de Araçatuba, Espírito Santo do Pinhal, Marília, São Carlos e São Paulo.  O corpo de jurados será composto por quatro músicos profissionais brasileiros, um representante da Amigos do Guri e um membro da JMI (como presidente e moderador). Eles escolherão os 10 finalistas das semifinais regionais, que irão direto para a final, de onde sairá o grande vitorioso do Imagine Brazil.

A Diretora Executiva da Amigos do Guri, Alessandra Costa, comenta sobre a oportunidade: “O Imagine Brazil 2016 é uma excelente porta de entrada para o mundo profissional da música e promove uma rica troca de experiências com jovens músicos de diferentes origens e estilos musicais. Para quem acredita no sonho de tornar-se músico profissional, a hora é agora!”.

 

Prêmios e grandes experiências de carreira
Os escolhidos para a grande final, que acontece dia 29 de outubro, contarão com vivências inéditas, workshops e master classes com profissionais da cena musical brasileira de diversas especialidades. Serão atividades voltadas ao desenvolvimento da carreira artística, entre elas: performance de palco, práticas coletivas de música e produção.

Quem vencer o Imagine Brazil 2016 receberá instrumentos e equipamentos musicais, 12 horas em um estúdio profissional para a gravação de um EP (extended play), além de participar da final internacional do Imagine – com todas as despesas pagas pelo concurso –, em 2017, concorrendo com vencedores de vários países, na Europa.

Para os integrantes da banda de heavy metal Sephion, vencedores da competição em 2015, “participar do Imagine Brazil foi uma experiência única e muito gratificante. A Amigos do Guri foi impecável com a gente, toda a estrutura que nos forneceram, desde hotel, alimentação, workshops, sem falar da estrutura de palco, tudo foi sensacional. Por ser um evento com músicas de todos os gêneros, achamos que iríamos lá somente para mostrar nosso trabalho e ganhar experiência, mas a aceitação do público foi incrível, todos curtiram muito o nosso som”.

Inscrições – IMAGINE BRAZIL 2016

Data: 18 de julho a 25 de agosto
Podem ser feitas pelo site: br.imaginefestival.net/
Preencher formulário online e enviar uma mídia MP3 (Regulamento e detalhes no site)
Quem pode se inscrever: solistas ou grupos de até 8 pessoas
Idade: de 13 a 21 anos

Divulgação dos selecionados para a semifinal: 12/09
Semifinais regionais
Araçatuba – 24/09
São Paulo – 1/10
São Carlos – 09/10
Marília – 15/10
Espírito Santo do Pinhal: 22/10

Final
São Paulo 29/10

Final Internacional
Europa – 2017

Patrocinadores: Glóvis, Mercedes-Benz, Destro Macroatacado, Transcataratas, Usina Nova AralcoGrupo Maringá, Usina Diana
Apoiadores: Gargolândia, Roriz e Poiesis – Fábricas de Cultura
Apoio de mídia: SBT Interior

 

Postagens relacionadas